• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


assessoria

Publicada em: 16/12/2023 11:55:56 - Atualizado


RONDÔNIA

1952 – Moradores da zona rural de Porto Velho pedem ao governador do Território, a liberação de lotes para a agricultura.

1954 – O Banco de Crédito da Amazônia (depois Basa) lembra: a borracha produzida nos seringais devem ser marcadas com identificação da origem.

1981 – A Câmara Federal aprova o relatório, do deputado federal (SP) Antonio Morimoto, que cria o Estado de Rondônia

1983 – Sem um vice, e com o governador Jorge Teixeira licenciado a partir de 4 de janeiro, é grande expectativa sobre o substituto.

1990 – O programa “Revolução Verde”, anunciado pelo governador eleito Osvaldo Piana, será coordenado pelo vice-governador Assis Canuto.

1990 – Salesianos comemoraram os 50 anos de sacerdócio do padre Ângelo Spadari que, no laboratório do colégio Dom Bosco (PVh), identificou as primeiras amostras de cassiterita em Rondônia.

COMEMORE

Dia do Teatro Amador. Dia do Reservista.

Católicos celebram Santa Adelaide imperatriz, São Davi, São José Moscati, Santo Ananias, São Zacarias e São Misael.

BRASIL

1815 – O rei D. João VI eleva o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. 1830 — Império do Brasil: O Código Criminal é promulgado. 1974 – A Petrobrás descobre petróleo no Rio de Janeiro. 1985 – O presidente José Sarney cria o vale-transporte

MUNDO

1968 — Concílio Vaticano II: revogação oficial do Édito de Expulsão dos Judeus da Espanha.

FOTO DO DIA

A “FUMACINHA BRANCA”

Pronto! Saiu a “fumacinha branca”. Como nas chaminés do Vaticano a cada escolha de novo Papa, foi essa a sensação no jovem Estado de Rondônia quando se anunciou o substituto do governador Jorge Teixeira durante 42 dias, a partir do dia 4 de janeiro de 1984.

Até então, quando se ausentava do Estado por alguns dias, Teixeira indicava para responder pela administração um dos secretários.

Mas a partir de agosto de 1983, quando foi promulgada sua primeira Constituição, o substituto imediato do governador, que não tinha vice, seria o deputado presidente da Assembleia Legislativa, no caso o advogado José Bianco.

A própria Assembleia aprovara o licenciamento de Teixeira a partir de 4 de fevereiro de 1984, e isso gerou a especulação de que Teixeira seria substituído na linha sucessória, conforme a Carta estadual.

No dia 3 de janeiro de 1984, o presidente João Figueiredo, por decreto, nomeou a economista Janilene Vasconcelos de Mello “governadora substituta”.

Pronto! Saiu a “fumacinha branca”!


Fale conosco