• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 18/12/2023 16:59:06 - Atualizado

1938 - O jornal Alto Madeira publica decreto-lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas estendendo aos jornalistas benefícios trabalhistas e sociais que já beneficiam outras categorias.

1940 – O guarda-fios da Madeira Mamoré, Francisco Marques, representou ao delegado municipal de recenseamento, por não ter sido recenseado, como todos seus amigos.

1949 – O Ministério Público de Guajará-Mirim pede a prisão preventiva do ex-gerente do Banco da Borracha, José Castanheiro Iglesias, por tentar assassinar o juiz de Direito Paulo da Silva Coelho.

1989 – Encerrada a contagem de votos do returno em Rondônia, para presidente da República: Collor 126 mil; Inácio Lula 77 mil.

1981 – A pedido do governador Jorge Teixeira, Dom João Batista Costa, bispo (PVh), celebra missa na catedral do Sagrado Coração de Jesus em ação de graças pela aprovação da lei que criou Estado.

1998 – Criado o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões em Rondônia – Sated.

COMEMORE

Dia do Museólogo. Dia Internacional dos Migrantes (ONU).

Dia da Língua Árabe (ONU). Dia Internacional do Mergulhador.

Católicos celebram Nossa Senhora do Ó, São Malaquias – profeta, São Zózimo, São Graciano, São Rufo

BRASIL

1855 — Nasce Adolfo Lutz (+ 1940), “pai” da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. 1865 – Morre o maestro Francisco Manuel da Silva, autor da música do hino nacional.

MUNDO

1892 — Estreia de O Quebra-Nozes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840/1853) em São Petersburgo, Rússia. 1870 – Fim do I Concílio do Vaticano: reafirmação dos dogmas da fé católica e da liturgia. 2022 — Argentina derrota França na final da Copa do Mundo FIFA e torna-se tricampeã mundial.

FOTO DO DIA

NAS MÃOS DE FIGUEIREDO

Aprovado pela Câmara e pelo Senado, o projeto de lei que extingue o Território Federal e cria o Estado de Rondônia está agora indo para análise da Presidência da República, e é grande a expectativa na região sobre a data da festa que deve ser maior no dia da instalação.

Outra expectativa foi sobre a anunciada vinda do presidente Figueiredo a Porto Velho para a cerimônia de promulgação da lei, conforme anúncio do governador Jorge Teixeira.

Criado como Território do Guaporé em 1943, em 1956 Rondônia, agora se espera que antes do Natal seja a 23ª estrela na Bandeira Nacional e possa já ser oficializado o hino “Céus do Guaporé” (letra do governador Araújo Lima (1959/62), foto – que há algum tempo passou a ser Céus de Rondônia, como seu hino oficial.

Como Território foram 27 governadores, dos quais 13 ficaram menos de um ano no cargo. Há 10 anos sua população era de 120 mil habitantes e em 1981 (*) já chegava a meio milhão de habitantes, e sua economia estava definitivamente mudada, da extrativista para a agropecuária.


Fale conosco