• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 20/12/2023 15:48:47 - Atualizado

RONDÔNIA

1955 – Ilza Melo Pessoa vence o 1º Desfile Elegante Bangu de Porto Velho, trajando o modelo “Noite Tempestuosa”, assinado pela modista Floripes Carvalho, uma costureira muito conhecida do Caiari..

1967 – Assume José Campdelli, o 20º governador do Território.

1981 – No editorial “Os Horizontes de Rondônia” o jornal “O Globo” analisa a passagem de Rondônia a Estado, reconhece o potencial do Território, e cobra à União que não o engesse como faz com outros Estados.

1989 – Muito criticada a autorização do prefeito Chiquilito Erse para camelôs se instalarem na Rua Barão do Rio Branco. Os lojistas taxam a norma como ilegal.

1990 – Estimativa feita por um engenheiro de minas canadense garante: o Rio Madeira tem em torno de 5 milhões de toneladas de ouro, mas a forma como é feita a mineração está errada.

COMEMORE

Dia Internacional da Solidariedade Humana (ONU). Dia Nacional do Mecânico de Carros. Dia Mundial da Bondade .

Católicos celebram São Domingos de Silos, São Filogônio de Antioquia,

BRASIL

1516 – É fundada a vila de São Sebastião, atual Rio de Janeiro.

1907 — Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional.

2007 – Obras de arte de Pablo Picasso e Candido Portinari são roubadas do museu de Arte de São Paulo.

2013 - Morre do cantor Reginaldo Rossi (n. 1943), o “Rei do Brega”.

MUNDO

1985 — O Papa João Paulo II cria a Jornada Mundial da Juventude.

1987 — O choque de um barco e um petroleiro no Mar das Filipinas mata 4.386 pessoas, o maior desastre marítimo em tempos de paz.

FOTO DO DIA

CAMPDELLI – 20º GOVERNADOR

José Campdelli foi o 20º governador do Território, ficando na função de novembro de 1967 a dezembro de 1969. Com a grande maioria dos governadores ele também era militar, e, apesar de pouco citado dentre os que ocuparam a função, Campdelli realizou serviços importantes.

Em seu período Campdelli estabeleceu os planos diretores dos dois únicos municípios existentes, Porto Velho e Guajará-Mirim, sendo dele também os primeiros estudos para criação do Banco de Rondônia, deu estrutura administrativa para o governo do Território.

Deu as bases iniciais para as criações das empresas Caerd (ainda existente) e da Ceron, o que permitiu melhor qualidade de vida dos moradores de Guajará-Mirim e Porto Velho, únicos munic[ipios então existentes (*).

Em sua última etapa no governo, anunciou ter em mãos estudos comprovando que a capacidade de produção de ouro no Rio Madeira era muito grande, citando que poderia ser uma boa fonte para a economia regional.

(Foto governador Campdelli)

(*) Francisco Matias em “Pioneiros- Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia.



Fale conosco