• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de fevereiro de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 21/01/2024 13:41:08 - Atualizado

RONDÔNIA

1949 – O ex-prefeito Boucinhas de Menezes e o professor Alkindar Arouca são os novos, presidente e vice, da diretoria da Associação Comercial de Guajará-Mirim.

1956 – O governador Ribamar Miranda inaugura obras: Em Guajará-Mirim o prédio que vai abrigar o aparelho de raio-x; em Porto Velho a feira livre, atrás do prédio de administração da EFMM.

1976 – O professor Danilo Pires, da equipe do campus da UFRS/Projeto Rondon, aplica curso sobre regras e técnica de Voleibol, para professores e atletas do Território.

1989 – O prefeito Chiquilito Erse, no cargo desde dia 1º, já demitiu 170 servidores, segundo ele contratados de forma irregular, mas esse número pode chegar a 500.

1985 – A governadora Janilene Melo anuncia que serão inaugurados em março dois conjuntos habitacionais, em Porto Velho o do Bairro Floresta, e o “Saul Bennesby”, em Guajará-Mirim.

1991 – O vereador Valter Canuto quer transformar os barracões da EFMM, em Porto Velho, em uma feira de produtos regionais. “Melhor do que como está, com o tempo destruindo tudo”. (AM)

HOJE É

Dia Mundial da Religião. Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Dia Internacional do Moletom.

Católicos celebram o Domingo da Palavra de Deus, Santa Inês, São Púlbio, Santos Eulógio e Augusto de Tarragona

BRASIL

1939 — Descoberto do 1º poço de petróleo no Brasil, na Bahia. 1861 — Nasce Roberto Landell de Moura (+ 1928), padre, inventor do rádio.

MUNDO

1790- Proclamado na França que todos cidadãos são iguais perante a lei. 1911 - O francês Henry Rougier vence o 1º Rali de Monte Carlo.

FOTO DO DIA

GAÚCHOS NA TERRA DE RONDON

A partir de 1970 através da BR-29, grupos oriundos dos mais diversos pontos do país, se juntaram aos que aqui já estavam desde a metade do Século XIX.

Dentre eles os gaúchos, cuja presença mais forte foi na região de serra de Vilhena e daí se espraiando. Em 1971, através do Projeto Rondon, os gaúchos chegam, com suas tradições, seus chimarrões, e se instalam em Porto Velho, contribuindo de forma diferente com o Território.

O choque não foi apenas cultural. Como lembrou a jornalista Jussara Gotlieb, da equipe pioneira. O primeiro impacto foi difícil de acertar. Para ela, com a temperatura, em maio, muito alta, foi como se chegassem “às portas do inferno”.

Em diversas áreas a gauchada prestou serviços, uma delas no esporte, onde um deles, o professor Danilo Pires, hoje residindo em Santa Catarina, aplicou curso de voleibol, e pouco depois se instalava em Porto Velho.

Um dos fundadores da Federação Rondoniense de Voleibol, Danilo foi técnico de várias seleções da modalidade atuando também como atleta, campeão brasileiro em 1981.


Fale conosco