• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 14 de junho de 2024

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 18/05/2024 10:20:41 - Atualizado

O DIA NA HISTÓRIA

RONDÔNIA

HOJE É

Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia Nacional do Físico. Dia Nacional do Defensor Público. Dia do Estudante de Direito.

Católicos celebram Santo Ivo, São Crispim de Viterbo, São Partênio, São Colágero, Santo Urbano I, São Pedro Celestino,

BRASIL

1894 – Nasce o marechal Henrique Lott, que duas vezes salvou a democracia brasileira. 2002 – O papa João Paulo II canoniza a italiana Madre Paulina de vida religiosa toda em Santa Catarina.

MUNDO

1989 – Um milhão de chineses protestam em Pequim por mais democracia. 1990 – As Alemanhas Ocidental e Oriental unificam suas moedas, seis meses depois da queda do muro de Berlim.

FOTO DO DIA

UM ATALLAH QUE FEZ HISTÓRIA (I)

Primeiro rondoniense graduado em Medicina (UFPa), Jacob de Freitas Atallah foi prefeito de Porto Velho entre outubro de 1972 a abril de 1974, quando o município abrangia desde o limite com Guajará-Mirim até Vilhena, mais de 900 KM distantes.

Jacob Atallah exerceu algumas funções públicas antes de ser nomeado, pelo governador Frederico Gahyva, tornando-se o 36º prefeito do município, desde sua criação em 1914.

Esron Penha de Menezes cita: Foi “uma das administrações mais profícuas de Porto Velho” (*), e que em sua gestão pela 1ª vez os distritos de Vilhena, Cacoal, Vila Rondônia e Pimenta Bueno, municípios em 1977, tiveram administradores regionais.

Dentre a obras o prefeito Jacob Atallah, em Porto Velho, Esron cita três postos de saúde, várias escolas, a urbanização de bairros da capital e a criação, através da Lei nº 85/1973, da biblioteca municipal Francisco Meirelles.

Jacob Atallah faleceu em Porto Velho, onde nasceu, aos 82 anos, em 2017.

(*) Retalhos para a História de Rondônia, pág 143

Na foto acima, prefeito Jacob Atallah e parte de sua equipe de trabalho


Fale conosco