• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de julho de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 13/06/2024 08:52:43 - Atualizado

1926 – Um domingo sem “foot-ball” porque o Ypiranga não compareceu para o amistoso das equipes principais, proposto pela União Sportiva.

1943 – Dom Pedro Massa, bispo prelado do Amazonas, depois de 2 dias em Porto Velho encerra sua visita às comunidades católicas do Rio Madeira e retorna a Manaus.

1948 – Joaquim de Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus do Guaporé”, depois hino oficial do Estado, assume o Governo do Território do Guaporé.

1982 – A abertura da Copa do Mundo será também a 1ª vez que todas as cidades rondonienses terão TV ao vivo. Desde 1978 só Porto Velho e algumas cidades já recebem o sinal.

1984 – O reitor da UNIR, professor Euro Tourinho Filho, confirma a 1ª eleição para a reitoria, e classifica o pleito como um “marco da democracia” na instituição.

1986 – O corte de CZ$ 200 milhões do Polonoeste para Rondônia foi devido à desatenção do governo estadual com o meio ambiente, conforme o deputado estadual Cloter Mota.

1987 – Acusando a presidência do TCE de “engavetar” o projeto de reestruturação do Quadro de Pessoal, servidores do Controle Externo do TCE ameaçam parar de trabalhar.

HOJE É

Dia do Turista. Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo (ONU). Dia Mundial do Softball.

Católicos celebram Santo Antônio de Pádua (o Santo Casamenteiro),

BRASIL

1763 – Nasce José Bonifácio de Andrada e Silva (m. 1838), estadista, cognominado “Patriarca da Independência”. 1980 – Morre Carlos Torres Pastorino (n. 1910), estudioso e escritor espírita.

MUNDO

1231 – Morre Fernando de Bulhões (n. 1195), nome civil de Santo Antônio de Pádua. 1888 - Nasce Fernando Pessoa (m. 1935), grande nome da poesia em língua portuguesa. 1917 – Aviões alemães bombardeiam Londres no 1º grande ataque aéreo da história.

FOTO DO DIA

PDS/RO – UM SACO DE GATOS (II)

Como todo partido político o PDS sempre teve dissenções internas, e o de Rondônia não poderia ser diferente. A entrada de Claudionor, e a entrega da presidência do diretório a ele logo geraram críticas, ainda que veladas.

Na época poucos do PDS se atreviam em criticar qualquer ato do governador Jorge Teixeira, o grande eleitor do partido para ganhar a 1ª eleição estadual, a de 1982, já que a lista de candidatos do PDS certamente passaria no crivo dele.

Logo depois de Teixeira decidir os 3 candidatos ao senado, sem ouvir o diretório, ocorreram as primeiras dissenções, como a de Leônidas Rachid que anunciou sua saída do PDS, mas foi convencido por amigos a ficar sendo eleito deputado federal.

Esses fatos iriam continuar daí em diante, e em 1983, mal os eleitos assumiram, começou um movimento interno inclusive com participação de candidatos eleitos e que só o foram eleitos com a força que receberam de Teixeira.

F. Urnas esperando serem abertas na eleição de 1982 (Foto Juanito/AM)


Fale conosco