• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de julho de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 19/06/2024 13:45:05 - Atualizado

1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura convence grevistas da EFMM a voltar ao trabalho.

1939 – Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho. Seu primeiro gerente foi o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre

1956 – O comandante da Guarda Territorial Osvaldo Távora Buarque, lembra que a grande obra militar do Território, o forte Príncipe, está abandonado.

1984 – O vereador João Paulo das Virgens Lima (PDS) propõe ao partido um debate nacional, para definir o candidato à sucessão presidencial.

1986 – Confirmado o fim da Aliança Democrática em RO: “O PDS sempre foi oposição a nós” disse o governador Angelo Angelim (PMDB), no cargo com apoio do PDS.

1987 – Autoridades sanitárias de Rondônia e Acre farão uma “barreira sanitária” para evitar que a febre amarela silvestre oriundos da Bolívia chegue
aos 2 estados.

1987 – O Sindicato dos Jornalistas propõe à Unir o curso de Jornalismo em Porto Velho e discute realizar um encontro estadual da categoria, coordenado pelo filiado Gessi Taborda.

HOJE É
Dia do Cinema Brasileiro. Dia Nacional do Migrante. Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.
Católicos celebram Santa Ema de Gurk, Santa Juliana Falconieri, São Romualdo, Santos Gervásio e Protásio – Mártires,

BRASIL
1970 – O Brasil é um dos signatários do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, ou PCT, “para desenvolver o sistema de patentes e de transferência de tecnologia”. 2021 — O Brasil registra a marca de 500 000 mortos decorrente da pandemia de Covid-19.

MUNDO
325 – Aprovado o Credo Niceno, aceito por católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. 1978 – A tirinha de história em quadrinhos “Garfield” é publicada pela primeira vez. 2007 – O site de vídeos Youtube, só em inglês, passa a ter mais idiomas.

FOTO DO DIA

Esporte olímpico desde 1900, o Brasil estreia no futebol em 1952, e só em 2016 é campeão, nos pênaltis, dos pés de Neymar, o 5º gol, mas quem garantiu o “ouro” foi o goleiro Weverton, que pegou a 5ª batida alemã, antes de Neymar cobrar.

Eu divagava disso quando o jornalista Roberto Gutierrez, de Ji-Paraná telefona e pergunta se eu conheci o Myache. “É um baixinho?”. Sim, e o Gutierrez conclui: “Ele morreu hoje”.

Antonio Myache era topógrafo, e praticamente definiu as linhas de quase todos os projetos de colonização implantados pelo Incra, que originaram mais de 40 cidades no Estado, isso desde o fim da década de 1960.
No lendário trabalho realizado pelo Incra em Rondônia – a cujos profissionais devemos muito – as referências sempre são capitão Sílvio, Canuto, Ademar Sales, Paulinho, Lopes, e poucos mais.

Todos foram importantes no trabalho dos quais nos beneficiamos, mas, como o Weverton, que pegou o 5º pênalti, dando mais tranquilidade para o Neymar cobrar o último, o Myache (FOTO) é o personagem que não pode ser esquecido.




Fale conosco