• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 21 de novembro de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 26/10/2024 11:39:21 - Atualizado

RONDÔNIA

1938 – Em Porto Velho 51 crianças nasceram entre janeiro e setembro, conforme o Registro Civil. Em nenhum dos casos consta o nome da mãe. Só do pai.

1950 - Criado em Guajará-Mirim o Aeroclube, presidido pelo associado Paulo Saldanha.

1981 – Para o governador Humberto Guedes são “prejudiciais a Rondônia” as propostas de incluir os Territórios de Roraima e Amapá, nos estudos de criação do Estado de Rondônia. VER Foto do Dia

1982 – O presidente do TJ Fouad Darwich, abre hoje o I Encontro Estadual de Advogados, realizado pela OAB. E na Ordem, nenhum nome ainda candidato à presidência.

1985 – Retornando de Belém, onde defendeu a necessidade do Governo Federal de se voltar para a Amazônia, o governador Angelo Angelin disse estar certo de que, a partir de agora, a União vai dar atenção à região.

1989 – Vencedora da prova “Archer Pinto”, em Manaus, a seleção rondoniense de ciclismo tem 2 novos desafios, na Bolívia a Corrida Internacional da Amazônia e a Norte-Nordeste em Salvador.

HOJE É
Dia do Trabalhador da Construção Civil.
Católicos celebram Santo Evaristo – papa, São Beano, São Ceda, São Demétrio – mártir,

BRASIL
1976 – Morre o pintor Di Cavalcanti (n. 1896), sua obra tinha populares: carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários. 1989 – Regulametado o emprego doméstico, dando direito ao salário mínimo, férias, 13º e jornada de 44 hs semanais.

MUNDO
1863- A Footbal Association (ING) decreta a universalização das regras do futebol.

FOTO DO DIA

GUEDES CRITICA “GARUPEIROS”
Em 1981 os deputados federais de Roraima e Amapá tentaram incluir seus Territórios no projeto de criação do Estado de Rondônia. O ex-governador Humberto Guedes (1975/79), foi contra. “Não podemos levar garupeiros”, disse.

Como governador Guedes sempre defendeu tratamento especial para Rondônia, citando o que vinha sendo feito, e que manter a condição de Território era contra o interesse do próprio país.

Em 1981, já como superintendente da Telebras, dizia: “Há muito estamos trabalhando pelo Estado e essa inclusão vai contra o interesse nacional”.

O governador Humberto Guedes (1975-79) explicava: temos forte desenvolvimento gerado pela migração que mudou a nossa matriz econômica, e não podemos concordar com essas propostas.

O economista Sílvio Persivo (*) lembra: “Foi o governador Guedes (FOTO) quem começou a estruturar Rondônia. Programou os municípios, trouxe especialistas da UnB. Da USP veio o urbanista Sylvio Sawaya (USP)”.



Fale conosco