Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 13 de janeiro de 2025
1917 – É domingo o “tira-teima” União Sportiva x Ypiranga, valendo um troféu. Nos dois jogos anteriores, empate de 0x0. Ainda na cidade, tem também o show de ilusionismo da Troupe Santele.
1967 - O ministro Albuquerque Lima, Interior, anunciou que o governo federal vai instalar uma companhia de capital misto para exploração e comercialização da cassiterita.
1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em RO.
1981 – Com previsão de aprovação ainda este mês, o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia, não prevê eleição a governador ano que vem.
1984 – Matéria dos jornalistas Paulo Correia e Rubens Nascimento, no garimpo de cassiterita de “Campo Novo”, mostra violência, extorsão e corrupção.
1987 – Dois anos após o assassinato do joalheiro Raimundo Abreu, uma testemunha muda o depoimento. Conta que foi obrigada, por um policial, a denunciar pessoas não envolvidas no crime.
2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que nos anos1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná
HOJE É
Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dia da inclusão social. Dia Internacional dos Direitos Animais Dia do Sociólogo. Dia dos Palhaços.
Católicos celebram Nossa Senhora de Loreto, Santo Mauro da via Salaria, São Gregório III, São Melquíades,
BRASIL
1916 - É implantado no Brasil o serviço militar obrigatório. 1920 – Nasce Clarice Lispector (m. 1977), um dos grandes nomes da literatura brasileira. 1980 – Morre David Nasser (n. 1917), compositor e jornalista.
MUNDO
1901 – Primeira entrega oficial dos Prêmios Nobel. 1520 — Martinho Lutero queima, em Vitemberga (Alemanha), a bula de excomunhão.
FOTO DO DIA
O ESPORTE POIR AQUI
Em 2025 fará um século que surgiu em Porto Velho uma entidade para organizar o desporto, a Convenção Esportiva Portovelhense, que tomou o lugar da Liga Desportiva criada em 1923 e que nada fizera.
O esporte por aqui tem seu 1º registro em 1912, uma corrida pedestre em Santo Antônio. Pouco antes funcionários da construção da EFMM jogavam tênis, numa quadra à sombra de uma imensa árvore, próxima ao hospital da Candelária.
Em 1917 é fundado o Porto Velho Esporte Clube, que depois de 2 anos sem uma partida, surge com outro nome, o Ypiranga Esporte Clube. Em 1920 o campeão amazonense, o “Nacional” veio jogar em Porto Velho.
Recebido com festas e coroas de flores entregues por jovens da sociedade, o jogo nem terminou: a 30 minutos do fim o time local desistiu: faltou “pernas” e já estava 3x0 para os visitantes. Do campo para a festa de despedida.
Os juízes eram chamados “referees” auxiliados pelos “liner-man”, todos, inclusive o árbitro principal, às vezes escolhidos dentre torcedores ou diretores dos clubes jogando.