Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
1938 - O jornal Alto Madeira publica decreto-lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas, estendendo aos jornalistas benefícios trabalhistas e sociais que já atendem outras categorias.
1940 – O guarda-fios da Madeira Mamoré, Francisco Marques, representou ao delegado municipal de recenseamento, por não ter sido recenseado como todos seus amigos.
1949 – O Ministério Público de Guajará-Mirim pediu a prisão preventiva do ex-gerente do Banco da Borracha, José Castanheiro Iglesias, por tentar assassinar o juiz de Direito Paulo da Silva Coelho.
1989 – Finda a contagem de votos do returno em Rondônia, para presidente da República: Collor 126 mil; Inácio Lula 77 mil.
1981 – A pedido do governador Jorge Teixeira, Dom João Batista Costa, bispo (PVh), celebrou missa na catedral do Sagrado Coração de Jesus em ação de graças pela aprovação da lei que criou Estado.
1983 – Continua indefinido quem vai substituir o governador Jorge Teixeira durante suas férias em janeiro. Até deputados da oposição entendem que o presidente da Assembleia Legislativa José Bianco é o substituto legal.
1998 – Criado o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões em Rondônia – Sated (45)
HOJE É
Dia Internacional dos Migrantes. Dia do Museólogo. Dia da língua árabe.Nozes
Católicos celebram Nossa Senhora do Ó, São Malaquias, São Gaciano, São Vunibaldo,
BRASIL
1895 – Morre Francisco Manuel da Silva (n. 1795), compositor, maestro e professor, autor da música do Hino Nacional
MUNDO
1892 - Estreia no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, Rússia, o balé Quebra Nozes.
FOTO DO DIA
A HORA DE FIGUEIREDO
Como diria o governador Jorge Teixeira, mantido no cargo e tornado o 1º governador do Estado, Rondônia foi um Estado construído a muitas mãos. Agora faltaa a assinatura do presidente João Figueiredo para o Território ser extinto, e a “Terra de Rondon” se tornar a 23ª estrela da Bandeira brasileira.
É grande a expectativa sobre a festa, que deve ser maior no dia da instalação quando, conforme o governador Jorge Teixeira, o presidente deve vir a Porto Velho promulgar a Lei.
Criado como Território do Guaporé em 1943, em 1956 Rondônia, agora se espera que a lei seja assinada e possa já ser oficializado o hino “Céus do Guaporé” (letra do governador Araújo Lima (1959/62), foto – que passou a ser Céus de Rondônia, como seu hino oficial.
Como Território foram 27 governadores, dos quais 13 ficaram menos de um ano no cargo.
Há 10 anos sua população era de 120 mil habitantes, meio milhão em 1981 (*), e com sua economia definitivamente mudada, da extrativista para a agropecuária.
(*) Números do IBGE
F. Teixeira último governador do Território e 1º do Estado