Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
Antônio Cândido da Silva, amante confesso da cidade de Porto Velho, poeta renomado e de talento incontestável, apresenta ao público leitor o resultado de um dos mais arrojados empreendimentos da literatura de Rondônia em homenagem à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM): a 3ª edição do livro “Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos”, agora revisada e ilustrada com fotografias. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, às 16h, com transmissão online e, em seguida, uma tarde de autógrafos.
Para Antônio Cândido, falar sobre a saga da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos maiores patrimônios histórico-culturais de Rondônia, é essencial para disseminar informações corretas sobre sua história, especialmente para os estudantes rondonienses. A nova edição do livro busca ampliar seu alcance e homenagear pessoas, instituições e locais históricos, além de fortalecer a valorização do patrimônio cultural de Rondônia como recurso educativo e turístico.
Antônio Cândido da Silva nasceu em Humaitá, no sul do Amazonas, e vive em Porto Velho, Rondônia, desde 1945. Historiador, romancista, compositor e poeta, publicou obras como Marcas do tempo, Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos, Enganos da nossa história, Diaruí, Vila Amazônia – os koutakusseis e Na curva que o rio faz. Ele já recebeu todos os títulos e comendas concedidos pelo município de Porto Velho, incluindo a Comenda Marechal Rondon, a maior honraria do Estado de Rondônia, no grau de Oficial. Antônio Cândido é licenciado em Letras e Mestre em História e Estudos Sociais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É também membro fundador da União Brasileira de Escritores (UBE/RO) e da Academia de Letras de Rondônia, além de colunista no jornal digital Gente de Opinião.