• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 10 de fevereiro de 2025

O dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Por Lúcio Albuquerque

Publicada em: 07/02/2025 17:42:07 - Atualizado

Foto: Reprodução

1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho.

1940 – Morte no Carnaval: assustado com um folião, garoto de 10 anos saltou para a pista e foi colhido por um carro, morrendo em seguida.

1950 – O bispo Dom João Batista Costa anuncia a instalação de um Seminário em Porto Velho, projeto do bispo do Amazonas Dom Pedro Massa.

1976 – O deputado federal Jerônimo Santana (PMDB) quer a cassação de todos os vereadores de seu partido, em Porto Velho, que na eleição se rebelaram contra ele e aos quais acusa de corrupção

1982 – O capitão PM Otávio Azevedo preside o inquérito para apurar o motivo da explosão do quartel de Cacoal, com 11 mortes.

HOJE É

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico (Dia do Gráfico). Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

Católicos celebram Cinco Chagas do Senhor, São Ricardo, Beato Pio IX,

BRASIL

1909 — Nasce D. Hélder Câmara (m. 1999), cardeal católico. 2023 – O STF decide: o Sport Club do Recife é o campeão brasileiro de 1987

MUNDO

1812 – Nasce o romancista inglês Charles Dickens (+ 1870), autor de Alice no País das Maravilhas. 2014 — Descobertas as pegadas de Happisburgh (ING), tornando-as as mais antigas pegadas de hominídeos fora da África.

FOTO DO DIA

O MDB do B DERROTA O MDB

Há dois anos em Porto Velho, em 1970 o advogado goiano Jerônimo Santana (MDB) foi eleito deputado federal, o único de Rondônia na Câmara em Brasília.

Em 1972, um fenômeno: o jornalista Osmar Vilhena é eleito vereador em Porto Velho, com tantos votos que garantiu ao MDB eleger 5 dos 9 vereadores. Osmar, para muitos uma “sombra” de Jerônimo, foi cassado pelos votos dos que ele elegeu.

Reeleito em 1974, Jerônimo passou a criticar seus companheiros do MDB e pediu que fossem cassados. Na eleição de 1976 para vereador Jerônimo apoiou um grupo e o outro, o MDB do B, liderado pelo secretário-geral do partido, Enjolras Araújo, tinha seus candidatos.

Nos discursos em palanque Jerônimo não perdoava os “traidores”, além de Enjolras, que não era candidato. Tentavam a reeleição Cloter Mota, Abelardo Castro, Paulo Struthos.

Resultado – O MDB cravou 8 vereadores, sendo 4 do interior e 4 de Porto Velho. O único eleito com apoio de Jerônimo foi o advogado Itamar Dantas. O MDB do B, elegeu seus 3 membros.

Não foi a única derrota de Jerônimo dentro da própria sigla.


Fale conosco