• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 2 de abril de 2025

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 31/03/2025 11:46:22 - Atualizado

1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena 

1954 – Chega a Porto Velho o engenheiro Albino de Gusmão, contratado pelo governo do Território para propor soluções para o abastecimento d’água da cidade.

1946 – Lançada a primeira pedra da construção do aeroclube de Porto Velho, numa área ao lado do campo de pouso do Caiari.

1964 – Autodenominado “Agente da Revolução”, o capitão EB Anachreonthe toma o governo de Rondônia e ordena prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim.

1971 – Vigora a Portaria 195, proibindo a garimpagem manual na Província Estanífera de Rondônia de onde são retirados milhares de garimpeiros são retirados, mas muitos continuam garimpando.

1983 – Com leitura de Ordem do Dia e ingresso de recrutas, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemorou o 19º ano do Movimento de 31 de março.

1991 – Em Porto Velho, um temporal impediu a procissão do Senhor Morto e de outros eventos, previstos para o átrio da catedral do Sagrado Coração de Jesus.

HOJE É
Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. Dia da Integração Nacional.

Católicos celebram Santa Balbina, São Benjamin Diácono,

BRASIL
1964 – Militares, convocados por movimento popular, depõem João Goulart da Presidência da República. 1965 — O Pico da Neblina (AM), ponto mais alto do Brasil com 2.993,78 m, é escalado pela primeira vez.

MUNDO
1727 — Morre Isaac Newton (n. 1643), físico britânico, autor da “lei da gravidade”. 1869 — Morre Allan Kardec (n. 1804), codificador da doutrina espírita.

FOTO DO DIA

Fui ao show do Roberto Carlos no “Aluizão”, era uma expectativa muito grande pela presença do cantor, àquela altura já um ícone não só da jovem guarda, mas de fãs de todas as idades.

Naquela noite caiu um temporal e atrasou o início do show marcado para as 21hs. O Roberto chegou em um Galaxie Ford com a foi Marilda Teixeira e seu marido Oedison Ramires, que dirigiu o veículo.

Acredito a vinda do “rei” deve ter tido o Patrocínio do Supermercado Teixeira, pois o seu proprietário, o empresário Antônio Teixeira estava bastante eufórico.

Todos os presentes estavam com os pés enlameados, pois o Estádio virou um piscinão. Os que chegaram antes da chuva estavam simplesmente encharcados pela chuva, mas ninguém ligava para isso. A turma queria era ver o cantor e ouvir suas músicas.

Como fui quase na hora marcada do show, percebi que ia chover, estacionei o veículo e ficamos dentro dele, esperando o aguaceiro acabar, mas ficava cada vez mais forte.
(Euro Tourinho Filho, primeiro reitor da UNIR)



Fale conosco