• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de julho de 2025

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 05/07/2025 11:50:16 - Atualizado

Foto: Reprodução

1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de Janeiro estão chegam a Porto Velho para acompanhar novas buscas ao oficial.

1956 – Assume a Comarca de Porto Velho o juiz José Quaresma de Moura, de Guajará-Mirim – na época era comum o juiz atender às duas comarcas.

1981 – A Caerd quer CR$ 400 milhões para levar água aos moradores “além Kennedy” (desde 1983 Avenida Governador Jorge Teixeira).

1984 – Liderada pelo senador John Wikhan, chega a Porto Velho uma comitiva de Barbados, para conhecer descendentes de naturais daquele país, cujos pais vieram construir a Madeira Mamoré.

1988 – A deputada Odaísa Fernandes está satisfeita com o nível de adesão ao seu novo partido, o PSDB, que deve ter candidatos a prefeito em vários municípios.

2011 - A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o PEC onde a União assume uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado.

HOJE É

Dia Mundial da Capoeira. Dia Internacional do Biquini. Dia da Gastronomia Mineira

Católicos celebram Santo Antônio Maria Zacarias,

BRASIL

1914 – O aviador Eduardo Chaves (1877/1975), realiza o 1º voo solo Rio/S. Paulo (4h50).

1922 — Acontece o Levante dos 18 do Forte de Copacabana, a 1ª revolta do movimento tenentista.

MUNDO

1687 — Publicado o livro Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Isaac Newton. 1950 — O Knesset (Poder Legislativo de Israel) aprova a Lei do Retorno, dando a todos os judeus o direito de imigrar para o país. 2003 — A OMS anuncia: o surto de SARS foi contido

A FOTO DO FATO (II)

O EURO E O DESFILE DE JK

Quem conheceu o jornalista Euro Tourinho (1922/2019) deve lembrar que ele sempre tinha uma máquina fotográfica à mão. E sempre tinha boas histórias para contar. Como quando foi cobrir a visita do presidente JK a Vilhena, em 1960.

“O presidente foi muito atencioso com todos, mas levamos dois sustos”. O tratorista Servo fez um círculo em torno da árvore a ser derrubada. “Quando JK assumiu o comando deve ter errado alguma coisa, mas o operador assumiu e tudo acabou bem”.

Outro susto foi quando ele Juscelino desfilou sobre o tronco da árvore (as mesmas histórias foram-me contadas por Esron Menezes, representante do governo do Território junto às construtoras da BR.

O Euro explicou: “O Alto Madeira era da rede dos Diários Associados e eles mandaram um fotógrafo da Revista “O Cruzeiro”. A máquina dele travou e eu continuei fotografando. Quando eu estava trocando o filme, ele perguntou se eu tinha fotografado e pediu para levar o rolo o Rio.

“Ele disse que iria me dar o crédito. Publicou, mas deu crédito para ele”, ria o jornalista ao falar da presepada.


Fale conosco