• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 6 de agosto de 2025

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 02/08/2025 11:30:44 - Atualizado


RONDÔNIA

1907 – A recém-fundada empresa Madeira-Mamoré Raylway Company (EUA), adquire do engenheiro Joaquim Catramby o direito de construir a ferrovia Madeira-Mamoré.

1917 – A prefeitura (PVh) passa a multar e ameaça de prisão quem seja flagrado abatendo animais para consumo humano em plena rua.

1940 – O DASP sugere criar um Território na região da Madeira-Mamoré, com áreas dos estados Amazonas e Mato Grosso.

1957 –O governo anuncia o reinício das atividades do Serviço de Navegação do Guaporé, de Guajará-Mirim a Vila Bela (MT).

1957 - A diretoria de Saúde do Território inicia um curso para a formação de atendentes de Saúde.

1984 – A nova agência central do Banco do Estado – Beron, agora num prédio na Av. Nações Unidas, faz com que o “nosso banco” amplie o número de clientes, comemorou o presidente Paulo Saldanha.

1987 – O Hospital de Base (PVh) atravessa forte crise e pode fechar as portas. O médico José Augusto, diretor-geral do HB reconhece: “A situação está um caos”.

HOJE É

Início da Semana da Cultura Nordestina. Dia Nacional da Natação. Dia internacional da Cerveja. Dia Nacional dos Rosacruzes.

Católicos celebram Nossa Senhora dos Anjos (ou Porciúncula), Santo Eusébio de Vercelli, São Pedro Julião Eymard, Santo Estêvão – papa,

BRASIL

1989 – Morre o músico Luiz Gonzaga (n. 1912), responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. 1941 – Nasce Sérgio Murilo, cantor, um dos pioneiros da “Jovem Guarda” (m. 1992).

MUNDO

1943 – Revolta dos judeus no campo de extermínio nazista de Treblinka, onde foram mortos 900 mil judeus em 18 meses. 1932 – Nasce Peter O’Toole (m. 2013), ator, principal filme “Laurence da Arábia. 1970 - Acontece o 1º sequestro aéreo: um Boeing com 378 passageiros ia para Nova York e foi desviado para Cuba.

FOTO DO DIA

HÁ 80 ANOS O SUMIÇO DO TENENTE (V)

Em Guajará-Mirim bolivianos dizem que um homem branco anda no meio de índios; dois caçadores acusados da morte do tenente Fernando são absolvidos pela 8ª RM em Belém....

Várias suposições deixam tudo mais confuso. “Foi assassinado” diziam as primeiras versões, mas, por quem, ou a interesse de quem? Levado o caso para a disputa política, a oposição aponta o dedo para o coronel Aluízio Ferreira, mas, que provas?

Comandando uma patrulha mista da 3ª Cia/EB com Guardas Territoriais, o oficial teria quebrado os tambores de um terreiro no Bairro Santa Bárbara, e na saída ouvio da Mãe-de-santo que os espíritos da floresta iriam puni-lo.

Se perdeu na selva ao tentar voltar ao acampamento? Foi morto por uma onça? Ou por uma imensa sucuri? Caído num imenso buraco da selva? Sequestrado por índios para servir de “reprodutor”?

Ou seu corpo foi jogado, no início da manhã seguinte, por dois homens, numa intersecção da rodovia?

OBS: o sumiço do oficial é retratado no romance “Um tenente entre os nativos”, do escritor guajaramirense Paulo Saldanha.


Fale conosco