RONDONOTICIAS terça-feira, 11 de maio de 2021 - Criado em 11/10/2001

A importância da arquitetura realçada pelo lockdown - por Jean Deon


Jean Deon

Publicada em: 03/05/2021 15:03:06 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O cotidiano faz com que a ampla maioria das pessoas passe mais tempo fora de casa, e por isso muitas acabam por não dar tanta importância à qualidade do seu espaço.

A pandemia, porém, forçou-nos a olhar para as nossas casas/apartamentos com mais carinho, posto que passariam a ser também o lugar de trabalho de muitas pessoas pelo sistema home-office. Além do trabalho, há um aspecto importante: o lazer. Com o fechamento do comércio durante meses, a alternativa era, e ainda é, festejar em casa, em família, com um tradicional churrasco e bebidas. Na ausência de clubes com piscinas, muitos construíram a sua, além de investirem na qualidade do espaço para realizar essas ''festas''.

Isto fica evidenciado pelo notável aumento no preço dos materiais de construção. O preço subiu porque a demanda aumentou consideravelmente e a oferta quase não conseguiu suprir. Além disso surgiram várias linhas de crédito junto à CAIXA para construção e reforma, como incentivo ao lockdown.

Afinal, é mais fácil ficar em casa quando a mesma lhe proporciona conforto, bem estar e autoestima.

O lamentável nesse quadro é a impossibilidade que muitas famílias de baixa renda enfrentam de realizar essas melhorias e, não tendo condições de ter o seu espaço, cansam-se e vão à casa de outros amigos. Claramente este não é o único possível motivo de todas as aglomerações, pois pode-se observar nelas pessoas de alto poder aquisitivo.

Contudo, é possível notar a necessidade de ter um ambiente, um lar, que convide invés de afastar, que faça querer festejar em casa invés de na casa de outrem. Para isso nós, arquitetos, estamos à sua disposição.

Jean Deon


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br