• Porto Velho

    quarta-feira 16 de junho de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil. São Efrém. Santa Maria Taigi, São Primo e São Feliciano.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 10/06/2021 11:32:13 - Atualizado

RONDÔNIA

1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e o Inda, e em seu lugar cria o Incra que vai juntar as duas funções num órgão só.

COMEMORA-SE: Dia da Imunização. Dia do Porteiro. Dia do Tenista. Dia Internacional dos Arquivos

Católicos lembram São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil. São Efrém. Santa Maria Taigi, São Primo e São Feliciano.

FATOS: 68 — O Imperador Nero, depois de incendiar Roma, comete suicídio. 1597 — Morreu o padre jesuíta José de Anchieta, santo católico. 1870 - Morre Charles Dickens, cujas obras denunciavam o trabalho escravo na Inglaterra do início da era industrial. 1880 - É fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. 1934 - O Pato Donald, personagem de Walt Disney, é lançado no jornal The Nation. 1948 — A UNESCO funda o Conselho Internacional de Arquivos. 1960 – A URSS declara que defenderá Cuba se o país for atacado pelos EUA.

FOTO DO DIA

No período final do Território e início do Estado – entre 1978 e 1985 – o déficit habitacional em Porto Velho era enorme, período em que foram construídos vários conjuntos habitacionais, um deles o “Marechal Rondon”, àquela altura na periferia da capital rondoniense, com centenas de casas, todas do mesmo tipo, com área construída de 48 metros quadrados, em terrenos de 25 metros quadrados, casas bem populares, em resumo sala/dois quartos/cozinha e banheiro, sem muro, construídas pela empresa do engenheiro Chagas Neto. Uma parte delas foi entregue no final de 1982, todos ganhadores escolhidos por sorteios públicos, mas a maioria só entrou em seus novos lares em fevereiro de 1983. Na época as manchetes dos jornais noticiavam sempre a falta de ônibus e outros problemas. Muitos dos sorteados preferiram vender e seguir adiante. Hoje o “Marechal Rondon”, localizado em frente ao shopping Porto Velho, tem estrutura melhor, sendo que a maioria das casas foram inteira ou parcialmente reformadas.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br