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    domingo 19 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Assessoria

Publicada em: 23/06/2021 14:32:58 - Atualizado


RONDÔNIA

1872 – Equipes de engenheiros e trabalhadores desembarcam em Santo Antonio, onde seria o ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na primeira tentativa de construção da ferrovia.

COMEMORA-SE

Dia do Lavrador. Dia Internacional das Viúvas. Dia Mundial do Desporto Olímpico. Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Dia do Atleta Olímpico. Dia das Nações Unidas para o Serviço Público. Dia Nacional do Agente Marítimo.

Católicos lembram São Zacarias e Santa Izabel (pais da Virgem Maria), e São José Cafasso.

FATOS

1794 — A Rainha Catarina, a Grande da Rússia autoriza que judeus morem em Kiev. 1894 - Criação do Comitê Olímpico Internacional, pelo Barão de Coubertain. 1907 - Nasce a atriz e comediante brasileira Dercy Gonçalves. 1940 - Nasce o cantor e compositor Sérgio Reis. 1961 — Guerra Fria: entra em vigor o Tratado da Antártida, continente reservado às pesquisas científicas e proíbe atividade militar. 1989 — Estreava (EUA) a superprodução Batman. 1995 - É lançado o álbum Mamonas Assassinas, o único da banda. 1995 – Morre Jonas Salk (EUA), precursor da 1ª vacina anti-pólio, a Vacina salk. 1996 — O videogame Nintendo 64 é lançado no Japão, 32,93 milhões de unidades no mundo. 2016 — A Inglaterra aprova em um referendo a sua saída da União Europeia, 52% a 48%.

FOTO DO DIA

A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré pode ser dividida em três etapas: 1872, 1878 e 1907, quando enfim ela entrou em operação. Segundo o professor José Felinto, em artigo publicado em 2019 no site rondoniagora.com.br, “Em 1972, de posse de uma concessão para construir a estrada, o coronel norte-americano Earl Church buscou empréstimos para a obra que começaria em Santo Antonio do Rio Madeira (aquarela da pepoca) e contrata a empresa londrina Public Works Construction Company para tocar o projeto, mas os engenheiros da Public Works não logram êxito e emitem relatório atestando que é impossível construir uma estrada de ferro em terreno tão hostil”. Sem ter feito pouco mais que nada, Church contrata outra empresa, em 1873, que abandona o serviço e mais uma, em seguida, tem o mesmo caminho. O ambiente hostil de doenças e a selva pesada fizeram muitas vítimas, mas a estrada só seria aberta mais de 20 anos depois.


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