• Porto Velho

    sábado 24 de julho de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia da inclusão da Mulher nas Forças Armadas (Marinha), a médica Márcia Freitas; Dia Mundial do Chocolate.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 07/07/2021 11:04:24 - Atualizado

RONDÔNIA

1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776, pelo qual a construtora da Madeira-Mamoré terá direito à faixa de 150 metros para cada lado dos trilhos da ferrovia. Com isso criou-se a Avenida Divisória (hoje Avenida Presidente Dutra) que separava a “Porto Velho dos americanos” da “Porto Velho dos brasileiros”.

COMEMORA-SE

Dia da inclusão da Mulher nas Forças Armadas (Marinha), a médica Márcia Freitas; Dia Mundial do Chocolate.

Católicos lembram São Panteno, fundador da Escola Catequética de Alexandria e São Firmino de Amiens.

FATOS

1848 — Nasce Francisco de Paula Rodrigues Alves, 5º presidente do Brasil, responsável pela campanha para sanear o Rio de Janeiro da febre amarela. 1944 — I Guerra Mundial: Na Batalha de Saipan (Pacífico), 25 mil japoneses, civis e militares, morrem, ao se lançarem contra fuzileiros norteamericanos. 1945 – Nasce Heloísa Pinheiro, a “Helô”, musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a canção "Garota de Ipanema", que levou a Bossa Nova ao mundo. 1980 — O novo governo xiita do Irã impõe duras leis ao país e às mulheres. 2005 — Terroristas explodem 4 bombas no sistema de transporte em Londres, matando 56 pessoas, e ferem 700 pessoas.

FOTO DO DIA

É esporte? É uma dança? É uma tradição cultural? A capoeira chegou ao Brasil, trazida da África pelos escravos, que a usavam na defesa física, além de resguardar suas raízes culturais. A capoeira exige de seu praticante, desde crianças a idosos, mulheres e homens, movimentos ágeis e complexos, usando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos, tudo marcado pela música, através do atabaque, agogô, pandeiro e, principalmente, o berimbau, tocado por um dos participantes que para produzir o som usa uma espécie de “batura”. O berimbau é um arco de madeira flexível, as pontas ligadas por um arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça, presa em uma das pontas da madeira, e músicas próprias. Tradicionalmente o capoeirista veste uma roupa branca. Em Porto Velho o primeiro registro de capoeira surge com o ex-marinheiro conhecido por “Bola-Sete”, e dentre os capoeiristas mais conhecidos destaca-se o Mestre Xoroquinho.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br