• Porto Velho

    sexta-feira 17 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Santa Marta (padroeira dos anfitriões), Santa Beatriz, São Félix, São Lázaro.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 29/07/2021 11:08:26 - Atualizado

RONDÔNIA

Em 1945 – O tenente-engenheiro Fernando Gomes de Oliveira, comandando o grupamento avançado da 2º Companhia Independente Rodoviária, do Exército, desaparece perto da localidade de São Pedro. Suposições de assassinato a mando de terceiros, de sequestro por índios, de ataque de sucuri, de onça, de loucura etc. O oficial nunca foi encontrado.

1982 – O presidente João Figueiredo inaugura o aeroporto de Vilhena.

COMEMORA-SE

Dia da Identificação. Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Humanos. Dia do Batom.

Católicos lembram Santa Marta (padroeira dos anfitriões), Santa Beatriz, São Félix, São Lázaro.

FATOS

1836 — Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris. 1846 – Nasce Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança, a Princesa Isabel, "a Redentora", que assinou a Lei Áurea libertando os escravos, filha do imperador Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. 1925 - Fundação do jornal O Globo. 1948 — Começam os XIV Jogos Olímpicos, em Londres. 1958 — Os Estados Unidos criam a NASA. 1975 — A OEA revoga o embargo imposto a Cuba em 1964. 1979 — Morre Herbert Marcuse, filósofo alemão 1986 — Argentina e Brasil, lideram a criação do Mercosul. 2005 — Astrônomos descobrem o planeta anão Éris. 2015 — Lançada a nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10.

FOTO DO DIA

Duas figuras que fizeram história em Porto Velho nos anos 1970/1980. À esquerda o Cabo Áureo, muito lembrado pelos que estiveram no 5º BEC, que muitos chamavam de “exemplo de soldado”, e à direita o comerciante Pedrão, fundador e até pouco tempo gerente do restaurante “Remanso do Tucunaré”, hoje o mais antigo da cidade, onde clientes vips, de políticos a artistas e jogadores da seleção brasileira foram quando visitara a capital rondoniense. Na foto Pedrão (short preto) orienta o Cabo Áureo antes de uma luta, esporte que tinha outros praticantes em Porto Velho, como Waldemar Santana, Aderbal, Lacerdinha, Buda e Índio do Amazonas


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br