• Porto Velho

    segunda-feira 25 de outubro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram a Virgem do Caminho (Caminho de Santiago), São Benedito, São Plácido, São Mauro, São João da Penna e Santa Faustina...


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 05/10/2021 18:20:56 - Atualizado


COMEMORA-SE

Dia Mundial dos Professores. Promulgação da Constituição Federal de 1988. Dia Nacional da Cidadania. Dia das Aves. Dia do Boia Fria. Dia da Micro e Pequena Empresa.

Católicos lembram a Virgem do Caminho (Caminho de Santiago), São Benedito, São Plácido, São Mauro, São João da Penna e Santa Faustina.

BRASIL

1821 — Assinatura da Convenção de Beberibe e expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. 1897 — Fim da Guerra de Canudos. 1991 - Inauguração do Jardim Botânico de Curitiba (PR). 2020 — O Banco Central do Brasil lança oficialmente o sistema de pagamentos instantâneos Pix.

MUNDO

1143 — Na conferência de Zamora (ESO) é reconhecida pelo rei Afonso VII de Leão e Castela a independência de Portugal. 1414 — Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande Cisma do Ocidente. 1582 — Vigora o calendário gregoriano, de acordo com a bula Inter gravissimas do papa Gregório XIII e a Lei dos 10 dias de Filipe I que determinava a reforma do calendário. 1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas com filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.

FOTO DO DIA

Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho. “O lançamento da pedra fundamental foi no dia 02 maio de 1917, mas o pároco de Humaitá, padre Raimundo Oliveira (depois prefeito eleito de Porto Velho) reclamou que era muito longe e mandou construir uma capela em outro local (onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas) mas uma ventania derrubou o pequeno prédio”, contava o historiador Abnael Machado. Houve outra tentativa no mesmo local, mas novamente o prédio desabou, conforme contava o jornalista Euro Tourinho. Só em 1927 foi reiniciado o trabalho de construção, mas no local onde se encontra, que teria surgido em sonho a dom Irineu Jofely, bispo do Amazonas. “Àquela altura já estava funcionando, a igreja de São Francisco (Pinheiro Machado com a Campos Sales) desde 1926, mas que não recebia celebrações porque os padres diziam ser muito longe, preferindo realizar no prédio “Vaticano”, da Madeira-Mamoré, onde depois foi construída a sede dos Correios”.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br