• Porto Velho

    quinta-feira 2 de dezembro de 2021

O dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Nacional de Combate ao Racismo. Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Dia do Ocultismo.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 18/11/2021 10:55:07 - Atualizado

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Filosofia. Dia do Conselheiro Tutelar. Dia da Criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Dia Nacional do Notário e do Registrador. Dia Nacional de Combate ao Racismo. Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Dia do Ocultismo.

Católicos Lembram Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo. São Frediano, Santa Filipina Rosa, Santo Odão, e e São Romão de Antioquia. Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio

RONDÔNIA

1953 – Indicado pelo deputado federal Aluízio Ferreira, Ênio Pinheiro toma posse como governador do Território do Guaporé. 2011 – A Polícia Federal, deflagra a Operação Termópilas, prendendo o deputado Valter Araújo, presidente da Assembleia Legislativa.

BRASIL

1724 — Morre Bartolomeu de Gusmão, o padre voador, inventor e cientista luso-brasileiro. 1814 - Morre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o mais importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. 1966 — Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo). 1998 - Morre Aurélio de Lira Tavares, do triunvirato que assumiu a presidência brasileira com a doença do presidente Costa e Silva.

MUNDO

1095 — Começa o Concílio de Clermont, convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa. 1928- Mickey Mouse aparece em seu primeiro filme, Steamboat Willie. 1978 — O pastor Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown, na Guiana Inglesa: 914 pessoas morrem em suicídio coletivo.

FOTO DO DIA

Porto Velho, início da década de 1920. Na parte de baixo, ocupando desde a margem do Rio Madeira até a Avenida Divisória, depois Avenida Presidente Dutra, a área ocupada e onde estavam todas as estruturas da empresa Madeira-Mamoré Railoway Co. Ltda, conforme o Decreto 8.776, de 7 de junho de 1911, gestora da ferrovia Madeira-Mamoré, era chamada “Porto Velho dos Americanos”. A partir daí o croqui do mapa feito pelo professor e historiador Abnael Machado de Lima, mostrando a “Porto Velho dos Brasileiros”, com destaque ao “Horto Florestal”, entre as ruas Júlio de Castilho e Gonçalves Dias. O historiador Francisco Matias acrescentava que bastava a quem tivesse cometido um crime em um dos lados e passasse para o outro não havia como prender o infrator.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br