• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 25 de janeiro de 2022

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São João Evangelista e Santa Fabíola


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 27/12/2021 11:21:32 - Atualizado



O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 17 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE

Católicos lembram São João Evangelista e Santa Fabíola

RONDÔNIA

1914 – Nasce em Humaitá (AM) o historiador Esron Penha de Menezes, organizador da Guarda Territorial e primeiro comandante de Bombeiros do Território. 1995 – Criados os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis

BRASIL

1939- O governo de Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, órgão de censura durante o Estado Novo.

MUNDO

1831 — Charles Darwin inicia sua viagem ao redor do globo, parando na América do Sul e ilhas Galápagos; cujos estudos foram fundamentais para a formatação da teoria da evolução das espécies. 1908- John Arthur Johnson se torna o primeiro negro a conquistar um título mundial de Boxe. 1945- É criado o Fundo Monetário Internacional.

FOTO DO DIA

1981 - Num ambiente de muita solenidade e grande importância para Rondônia, o município de Ji-Paraná ganhava a partir de então a telefonia pelo sistema DDI – Discagem Direta Internacional. O governador Jorge Teixeira (de boné, à direita), admitiu que um cidadão português ali residente fizesse a ligação de inauguração, para sua casa numa aldeia em Portugal só que, pelo visto, o cidadão fazia tempo que não falava com a parentada, e aí, debaixo de um sol de rachar, ele começou a falar, e haja parentes, enquanto (da esquerda para a direita) o prefeito Assis Canuto, o jornalista Ciro Pinheiro, o engenheiro Noé e o presidente da Teleron Sílvio Santiago, além de Teixeira, pouco mais tinham a fazer do que ficar sorrindo e, talvez secretamente, fazendo uma oração para que o “portuga” decidisse deixar continuar a cerimônia.


LEIA MAIS