Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 4 de dezembro de 2025

Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão aposentados por incapacidade permanente, também chamada de “aposentadoria por invalidez”, têm direito a solicitar 25% de acréscimo no benefício se comprovarem que dependem de outra(s) pessoa(s) para realizar atividades do dia a dia.
Entre essas funções estão banho, alimentação e demais tarefas. O pedido pode ser feito de forma remota, sem necessidade de se dirigir ao INSS.
Durante o período de análise da solicitação, no entanto, você pode ser convocado para perícia médica e avaliação social. É esse o procedimento que determinará se a pessoa aposentada tem direito ao aumento ou não. Após a perícia, o resultado do acréscimo de 25% na aposentadoria depende de aprovação do supervisor.
Pessoas já aposentadas ou em avaliação para aposentadoria por invalidez que apresentarem alguma das seguintes condições podem requisitar o benefício:
A documentação é comum para todos os casos. A pessoa titular precisa apresentar RG, CIN, CNH ou CTPS, além do CPF. Já a pessoa com procuração ou representação legal, se houver, deve apresentar esses mesmos documentos, além da procuração no modelo do INSS ou pública e do termo de representação.
A perícia, se necessária, será realizada em local, dia e horário marcados pelo próprio INSS. No dia da avaliação, é preciso apresentar os documentos de identificação e todos os documentos médicos (atestado, laudo ou relatório) e exames originais. Para verificar se o pedido foi aceito, siga os passos:
De acordo com o canal de Serviços e Informações do Brasil, o tempo estimado para a prestação do serviço é, em média, 45 dias úteis.