Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
A atriz Daniela Escobar voltou a virar um dos assuntos mais comentados na web nesta quinta-feira (27) após fazer um comentário polêmico durante uma participação no Podcast Papagaio Falante. No bate-papo, ela fez uma comparação da aparência das enfermeiras do Brasil e do exterior e gerou revolta.
Em certo momento da conversa, ela falou sobre as profissionais da saúde do Rio Grande do Sul e de Los Angeles, onde mora atualmente. “Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadérrimas [sic], cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa trabalhar ou indo para a festa daqui a pouco”, começou ela.
Daniela Escobar continuou as críticas e afirmou que parecia que as enfermeiras estavam atrás de homens: “Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo, que não existe, que o diretor de arte é um imbecil? Elas vão lá para catar médico, para casar”.
No entanto, o apresentador Renato Rabelo tenta contornar, diz que as americanas têm costume de acordar maquiadas, ao que a atriz continua: “Elas acordam às 5 da manhã, se maquiam, se produzem, para ir lá para pegar o médico. Elas vão lá para catar médico, achar casamento dentro do hospital”.
Em meio as polêmicas, entidades estaduais de enfermagem emitiram nota de repúdio as falas da atriz. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) pediu que a atriz faça uma retração, assim como os apresentadores.
“O Coren-SP manifesta profunda indignação com a fala da atriz Daniela Escobar no podcast ‘Papagaio Falante’, do apresentador Sérgio Malandro. Na ocasião, os participantes iniciam um diálogo sobre ‘fantasia de enfermeira’, com conotação erótica, abordagem que já representa um grande desrespeito em relação à categoria. E em seguida a atriz fez comentários extremamente pejorativos sobre comportamentos e características que não representam as profissionais de enfermagem”, inicia a nota.
Em seguida, o órgão também afirmou que a atriz Daniela teve uma postura machista e que reforça estereótipos preconceituosos. “A atriz ofende trabalhadoras que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e, também, ofende todas as mulheres.”