Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
No dia 11 de março, a estudante Isabel Veloso, a Zabéu, de 17 anos, participou do programa ‘Viva Bem’ na Catve, afiliada da TV Cultura no oeste do Paraná. Acompanhada do noivo, Lucas Borba, 26, ela surpreendeu os telespectadores ao anunciar sua morte iminente.
“Os médicos falaram para mim que eu tinha de 4 a 6 meses de vida. Como estou sem tratamento, fazendo só o tratamento para a dor, o tempo já diminui pela localização tumoral, então de 2 a 4 meses”, disse em conversa com a apresentadora Vanice Fiorentin.
Diagnosticada com Linfoma de Hodgkin aos 15 anos, em 2021, a estudante chegou a festejar a cura após um transplante de medula óssea no ano passado. Diz que, pouco depois, recebeu dos médicos a notícia de que o câncer havia voltado ainda mais agressivo e nada poderia ser feito.
Zabéu e Lucas estão de casamento marcado para 22 de abril. O rapaz acompanhava nas redes sociais os relatos da estudante de Psicologia em sua luta contra a doença.
Ele chegou a colaborar com uma vaquinha on-line criada para pagar parte dos custos do tratamento. Um dia, se encontraram na academia da pequena cidade onde vivem, Dois Vizinhos, no sul paranaense, e logo começaram o relacionamento.
“O jeito que ela consegue lidar com tudo isso é fora do normal. Você olha para a Isabel e fala que ela está doente? Não diz. A Isabel, para mim, não está doente, é só uma fase”, afirma Lucas. “Eu creio que, com o casamento, ela vai curar pessoas, e tudo vai passar.”
Veja o vídeo:
“Debilitada e cansada”, Zabéu trancou o curso de Psicologia. “Era um alívio, um plano de fuga. Eu ia e esquecia de tudo o que estava acontecendo ao meu redor”, conta. “Eu lembrava do porquê eu queria estar ali, oferecer às pessoas a ajuda que eu não tive.”
Decidiu também interromper o tratamento convencional contra o câncer no sistema linfático, responsável por produzir células para a imunidade do corpo. “Eu disse que queria viver os meus dias como se fosse o último”, recorda. Ela completará 18 anos em maio.
“A forma como eu tento lidar sabendo que vou morrer em pouco tempo é que eu vim aqui não para ser curada, mas para curar as pessoas. As pessoas ao meu redor precisam ser curadas.” Isabel cita o exemplo de “curar o noivo com um abraço”.
Caçula de quatro filhas, ela está sob cuidados paliativos para ter qualidade de vida. “Quero tornar cada momento que seria de rotina, banal, como se fosse especial”, diz. “Quero partir sabendo que as pessoas à minha volta estarão bem por não me ver sofrer.”
Após a repercussão da entrevista, Isabel Veloso foi alvo de questionamentos na internet. Pessoas duvidaram de que ela esteja com câncer terminal devido à aparência saudável. Em vídeo, a jovem mostrou cicatrizes de procedimentos e os adesivos de remédios aplicados na pele para suportar as dores.
Nos últimos dias, surgiram boatos de que havia morrido. Pelo que mostra em suas redes sociais, Zabéu segue bem, dentro do possível.