• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 13 de janeiro de 2026

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Drama no Globo de Ouro 2026

Os outros atores já tinham sido indicados ao menos uma vez ao Globo de Ouro, incluindo o próprio brasileiro


terra

Publicada em: 12/01/2026 10:05:25 - Atualizado

Wagner Moura tem o molho e a estatueta do Globo de Ouro 2026. Neste domingo, 11, o baiano fez história ao levar a categoria de Melhor Ator em Drama, inédita para o cinema brasileiro. O reconhecimento em Hollywood veio pelo papel como o pesquisador Marcelo, o complexo protagonista de O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho.

A conquista veio sem colher de chá. Entre os concorrentes de Wagner Moura, quase não tinham novatos. A não ser pelo astro Michael B. Jordan, que concorreu pela primeira vez por Pecadores.

Os outros atores já tinham sido indicados ao menos uma vez ao Globo de Ouro, incluindo o próprio brasileiro. Em 2016, Wagner disputou como Melhor Ator em Série pelo trabalho como Pablo Escobar em Narcos, mas não levou a estatueta.

Desta vez, disputavam pela estatueta nomes como Dwayne Johnson, por Coração de Lutador, Jeremy Allen White, pelo filme biográfico Springsteen: Salve-me do Desconhecido, Joel Edgerton, por Sonhos de Trem e Oscar Isaac, pelo esperado Frankenstein de Guillermo del Toro.

Em entrevista recente ao Hollywood Reporter, Wagner Moura tentou refletir sobre o que o faz diferente em meio à tantas estrelas da indústria cinematográfica.

“Eu nunca quis vir para cá para ‘tentar Hollywood’. Eu sempre me senti muito brasileiro. O que me diferencia, e talvez me torne especial no cinema, é justamente o fato de eu não ser daqui", pontuou.

'Sou fruto das leis de incentivo à cultura'

Opinativo e completamente à vontade em frente às câmeras. Foi assim que Wagner Moura apareceu pela primeira vez na televisão, mas não como ator. Nascido em Salvador, o baiano vivia na cidade de Rodelas quando precisou se mudar com os pais devido à construção de uma barragem que destruiria o município.

Perguntado por um repórter sobre o que achava da mudança, Wagner, aos 11 anos, foi sincero: "Não tenho vontade de mudar, não, mas agora que já mudei, é legal. Melhor que aqui, mas nem tudo. Lá é tudo estranho pra gente", disse, se referindo à cidade de Nova Rodelas.

Essa foi apenas uma das várias mudanças que o baiano precisou fazer ao longo da vida até chegar em seu atual destino: Hollywood.


Fale conosco