Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 13 de janeiro de 2026

Wagner Moura tem o molho e a estatueta do Globo de Ouro 2026. Neste domingo, 11, o baiano fez história ao levar a categoria de Melhor Ator em Drama, inédita para o cinema brasileiro. O reconhecimento em Hollywood veio pelo papel como o pesquisador Marcelo, o complexo protagonista de O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
A conquista veio sem colher de chá. Entre os concorrentes de Wagner Moura, quase não tinham novatos. A não ser pelo astro Michael B. Jordan, que concorreu pela primeira vez por Pecadores.
Os outros atores já tinham sido indicados ao menos uma vez ao Globo de Ouro, incluindo o próprio brasileiro. Em 2016, Wagner disputou como Melhor Ator em Série pelo trabalho como Pablo Escobar em Narcos, mas não levou a estatueta.
Desta vez, disputavam pela estatueta nomes como Dwayne Johnson, por Coração de Lutador, Jeremy Allen White, pelo filme biográfico Springsteen: Salve-me do Desconhecido, Joel Edgerton, por Sonhos de Trem e Oscar Isaac, pelo esperado Frankenstein de Guillermo del Toro.
Em entrevista recente ao Hollywood Reporter, Wagner Moura tentou refletir sobre o que o faz diferente em meio à tantas estrelas da indústria cinematográfica.
“Eu nunca quis vir para cá para ‘tentar Hollywood’. Eu sempre me senti muito brasileiro. O que me diferencia, e talvez me torne especial no cinema, é justamente o fato de eu não ser daqui", pontuou.
Opinativo e completamente à vontade em frente às câmeras. Foi assim que Wagner Moura apareceu pela primeira vez na televisão, mas não como ator. Nascido em Salvador, o baiano vivia na cidade de Rodelas quando precisou se mudar com os pais devido à construção de uma barragem que destruiria o município.
Perguntado por um repórter sobre o que achava da mudança, Wagner, aos 11 anos, foi sincero: "Não tenho vontade de mudar, não, mas agora que já mudei, é legal. Melhor que aqui, mas nem tudo. Lá é tudo estranho pra gente", disse, se referindo à cidade de Nova Rodelas.
Essa foi apenas uma das várias mudanças que o baiano precisou fazer ao longo da vida até chegar em seu atual destino: Hollywood.