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porto velho, quarta-feira 25 de setembro de 2024
A campanha impulsionada pelo movimento Sleeping Giants Brasil elevou a pressão sobre anunciantes que compraram espaço comercial na Jovem Pan News. A campanha do movimento para desmonetizar a emissora de notícias conseguiu fazer mais dois anunciantes desistirem de anunciar no canal. Com isso, ao todo oito empresas e marcas deixaram de anunciar no canal nos últimos dias.
Com o afastamento da operadora OI, Sandália Ipanema e do portal iG, já são oito empresas que se afastam da Jovem Pan desde quarta-feira passada (21). As primeiras foram TIM, Quinto Andar, Natura, Ponto Frio e Burger King. De acordo com o movimento Sleeping Giants, a Jovem Pan divulga conteúdos de cunho golpistas, alinhados com pensamentos de extrema-direita.
A perda desses patrocinadores fez a Jovem Pan News se mexer. Quatro canais da emissora no YouTube já tornaram privados pelo menos 376 vídeos. O levantamento é da Novelo Data. Segundo a Novelo Data, entre os vídeos “escondidos” estão publicações sobre a Covid-19 e supostas fraudes eleitorais. Entre os conteúdos removidos, estão ainda vídeos da Jovem Pan News, do programa Morning Show e do Pingos nos Is, com os ataques de Bolsonaro e do PL às urnas publicados entre outubro e dezembro.
Usando a pressão das redes sociais, o Sleeping Giants Brasil têm apelado diretamente aos anunciantes com um vídeo que mostra comentaristas da Jovem Pan dando apoio a atos golpistas nos EUA e no Brasil, e indicando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva teriam sido fraudes.
A narrativa de fraude eleitoral tem incentivado extremistas a viajarem até Brasília para criar caos. A situação escalou com quebra-quebras e incêndios na capital, seguida por uma tentativa de ataque à bomba, que resultou na prisão do bolsonarista George Washington Oliveira Sousa por terrorismo. Existe a preocupação da Polícia Federal quanto à segurança de Lula o dia 1º de janeiro, quando irá tomar posse da presidência.