Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
Paciência e tranquilidade fazem parte da jornada de Matheus Araújo, de 20 anos, que vem "roendo o osso" no Corinthians há algumas temporadas e quase deixou o clube por mais de uma vez.
Em que pese a pouca idade, Matheus fez seu primeiro jogo como profissional do Timão em 2019, em um amistoso sob o comando do então técnico Fábio Carille. De lá para cá, vem trabalhando para se firmar no elenco profissional. E deu um passo enorme no último domingo.
Foi dele o primeiro gol na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, na estreia do Campeonato Brasileiro. Agora, Matheus larga na frente por uma vaga no time titular, enquanto Renato Augusto se recupera de lesão.
– Matheus é um cara jovem, mas muito concentrado em tudo. Depois que passou a ficar mais com a gente, pude notar o quanto é um cara empenhado. Isso é uma características para esses momentos, nos ajuda. Entra rápido no jogo, participa bem, ficou muito emocionado com o gol. No primeiro jogo dele comigo teve assistência. Esses garotos que sobem já sabem como o time é grande. A atmosfera, isso traz emoção – ponderou o técnico Fernando Lázaro.
Neste ano, Matheus está de fato incorporado ao elenco profissional do Corinthians, mas nos últimos passou boa parte se revezando com os jogos da categoria sub-20. Ele fez parte da campanha da seleção brasileira sub-17 em 2019, que acabou com o título mundial.
Antes de disputar seis jogos com Lázaro até o momento, Matheus tinha no currículo três partidas pelo time profissional com três técnicos diferentes: a começar pelo amistoso contra o Botafogo-SP, em 2019, sob o comando de Carille.
Em 2021, participou contra o Novorizontino, quando o técnico era Vagner Mancini, de um jogo no Campeonato Paulista. No ano passado, sob o comando do português Vítor Pereira, entrou na vitória por 4 a 0 sobre o Santos, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
E no meio de uma trajetória não-linear de poucos jogos nos primeiros anos de time profissional, o jovem meia pôde deixar o Corinthians, mas não o fez. Muito por decisão do próprio clube, que recusou, em junho do ano passado, uma oferta do Sporting, de Portugal.
O clube português acenou com uma oferta de 3,5 milhões de euros (R$ 17,9 milhões na cotação da época), mas o Timão recusou de pronto. O clube tem 70% dos direitos econômicos, enquanto o atleta tem 30%. A diretoria considerou os valores baixos e acredita que possa receber muito mais.