Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Após uma goleada histórica, com o 7 a 1 em Porto Alegre, o Internacional maximizou suas chances de permanecer na Série A de 82% para 90%, ao mesmo tempo em que colocou o Santos em muitas dificuldades, com as chances de a equipe alvinegra seguir na Série A em 2024 caindo de 61% para 46%.
Vale lembrar que as chances de o Santos ficar na Série A já foram de 23% após a rodada 23, mas depois subiram a 74% após a rodada 26. Essa parece ser a tendência nesta reta final da competição: instáveis, e por isso ameaçadas de irem para a Série B, as equipes vão ver suas chances variarem muito de rodada a rodada.
Bahia aumentou suas chances de ficar na Série A de 77,5% para 88%. Já o Cruzeiro saiu vitorioso por 1 a 0 fora de casa no clássico estadual contra o Atlético-MG e aumentou seu potencial de seguir na Série A de 74% para 85%.
O Corinthians conseguiu o empate em casa no último lance contra o América-MG e como deixou de conquistar dois pontos em casa, suas chances de ficar na Série A diminuíram de 80% para 74%. Já o América-MG, apesar do ponto conquistado fora, viu seu potencial de permanência cair de 1,9% para 1,6%.
Ao perder o clássico local como visitante para o Flamengo por 1 a 0, o Vasco diminuiu seu potencial de permanecer na Série A de 68% para 60%. O Goiás empatou fora com o Cuiabá em 1 a 1, e suas chances caíram de 59% para 58%.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.079 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.