• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 14 de outubro de 2026

Policial militar de PVH conquista três ouros no Jiu-Jítsu em competição na Espanha

Cabo da PM de RO, Giderson Smith representou o Brasil nos Jogos Europeus para Policiais e Bombeiros e já projeta novos desafios, incluindo o Mundial de No-Gi, nos Estados Unidos...


Por Marcelo Gladson

Publicada em: 14/10/2026 14:17:45 - Atualizado

Foto: Divulgação

PORTO VELHO, RO - O talento rondoniense voltou a brilhar no cenário internacional. O policial militar Giderson Smith, de Porto Velho, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Europeus para Policiais e Bombeiros, realizados no último final de semana, em Vigo, na Espanha, levando o nome de Rondônia e do Brasil ao lugar mais alto do pódio em uma competição que reúne profissionais das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros.

Atleta de destaque no Jiu-Jítsu, Giderson acumula títulos estaduais, brasileiros e internacionais, resultado de uma trajetória marcada por disciplina, treinamento e dedicação ao esporte. Desta vez, o cabo da Polícia Militar de Rondônia voltou para casa com três ouros, reforçando seu histórico de conquistas dentro e fora do país.

Em entrevista, o atleta explicou que participou das disputas de Jiu-Jítsu nas modalidades com kimono e No-Gi, além de uma superluta organizada durante o evento.

“Consegui aqui três medalhas. Foram uma pela categoria No-Gi e uma pela categoria com kimono. E teve uma superluta que o organizador do evento acabou fazendo”, relatou.

Brasil participou como país convidado

Giderson destacou que os Jogos Europeus para Policiais e Bombeiros são voltados aos integrantes dessas categorias profissionais. O Brasil participou como país convidado, permitindo que o policial militar rondoniense representasse tanto sua instituição quanto o país.

“Eu sou cabo da Polícia Militar e estou representando a minha instituição e o Brasil. Foi um evento muito bom”, afirmou o atleta, ressaltando a experiência de competir em uma disputa internacional voltada aos profissionais da segurança pública.

A participação reforça a presença de atletas brasileiros em competições internacionais e evidencia como a dedicação ao esporte pode levar representantes de Rondônia a conquistar resultados expressivos em outros países.

Trajetória internacional e novos objetivos

As três medalhas de ouro conquistadas na Espanha se somam a um currículo que inclui resultados importantes em competições internacionais. Giderson contou que já foi campeão europeu em 2024 e 2025, em eventos organizados por uma federação internacional, e conquistou o vice-campeonato mundial no ano passado, nos Estados Unidos.

“Esses foram meus melhores eventos, assim”, destacou, ao recordar algumas das principais conquistas de sua trajetória esportiva.

Mesmo após o resultado na Espanha, o atleta já planeja os próximos desafios. Entre os objetivos está a participação no Mundial de No-Gi, previsto para dezembro, nos Estados Unidos. Ele também pretende disputar outras competições voltadas a policiais e bombeiros, incluindo um campeonato mundial programado para o próximo ano, na Austrália.

Orgulho para Rondônia

A conquista de Giderson Smith representa mais do que três medalhas de ouro. O resultado é fruto de anos de preparação, disciplina e persistência, conciliando a carreira na Polícia Militar com o compromisso de se manter competitivo no esporte de alto rendimento.

Ao representar Porto Velho e Rondônia em competições internacionais, o cabo demonstra que os atletas do estado têm capacidade de alcançar resultados expressivos em grandes palcos esportivos.

Com três ouros na bagagem e novos desafios no horizonte, Giderson retorna da Espanha ampliando sua coleção de títulos e levando consigo o orgulho de representar a Polícia Militar, Rondônia e o Brasil.


Fale conosco