Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
Poucas pessoas terão mais dores de cabeça neste fim de semana do que os goleiros e zagueiros do Bayern de Munique e do Paris Saint-Germain.
Como impedir as finalizações dos artilheiros do Bayern Robert Lewandowski – ou “LewanGOALski”, como o colega Thomas Mueller se referiu a ele no melhor estilo “tio do pavê” – e Serge Gnabry? Como segurar os geniais Neymar, Kylian Mbappé, Mauro Icardi e Ángel Di María?
São questões para as quais nenhum time da Liga dos Campeões encontrou resposta até agora nesta temporada.
O atacante polonês Lewandowski está vivendo uma das melhores temporadas individuais da história da competição e está a apenas dois gols do recorde de Cristiano Ronaldo, que é de 17 em uma única edição da Liga dos Campeões.
Ao lado dele está Gnabry, que deixou de ser um coadjuvante do Arsenal para se tornar um dos melhores talentos ofensivos da Europa. Os dois formam agora a mais mortal dupla de atacantes em uma única temporada na história da Liga.
Os dois gols de Gnabry e outro de Lewandowski na vitória por 3 a 0 sobre o Lyon na semifinal elevaram o total combinado para 24 na competição desta temporada, superando o recorde anterior de 23 gols estabelecido pela dupla Cristiano Ronaldo e Gareth Bale no título do Real Madrid em 2013-14.
Apesar de todo o domínio doméstico do Bayern na Alemanha (o time já conquistou oito títulos consecutivos da Bundesliga), o time não ganha uma Liga dos Campeões desde 2013.
O técnico Pep Guardiola, contratado logo após esse último título do Bayern, não conseguiu repetir seu sucesso à frente do Barcelona, caindo na fase semifinal em cada uma de suas três temporadas na Baviera.
Os alemães ainda seriam desclassificados em outra semifinal, antes de chegar a esta final da Liga dos Campeões, eliminando o Lyon na quarta-feira (19). Quando o apito final soou nessa partida, foi possível ver como o momento marcou os jogadores, muitos deles sobreviventes desses últimos sete anos de decepção na Liga dos Campeões.
“É algo especial que conquistamos de novo hoje”, comemorou o goleiro Manuel Neuer após a vitória na semifinal sobre o Lyon. “Deu pra ver que apostamos tudo nesse jogo. Agora estamos ansiosos pela final contra o PSG. Temos lutado e trabalhado por isso há tanto tempo e queremos vencer esta final.”