• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 11 de outubro de 2024

Ceará tem atuação imponente contra Vasco e volta à zona da Sul-Americana

Vovô não dá chances para o Vasco, goleia rival fora de casa e dá salto na tabela da Série A


GLOBO ESPORTE

Publicada em: 01/12/2020 11:31:12 - Atualizado


BRASIL - O Ceará convenceu no Brasileirão. Pelas circunstâncias, é de se afirmar que foi a melhor exibição do Vovô em toda a Série A de 2020 até o momento. Na noite desta segunda-feira (30), diante de um Vasco apático, o Alvinegro se impôs, aplicou a histórica goleada de 4 a 1 e fecha novembro com uma vitória confortável para a sequência do campeonato.

O mérito do Vovô começa logo na escalação. Principal referência como volante no time, Charles foi diagnosticado com uma lesão no pé e virou desfalque. Além disso, Tiago Pagnussat e Fernando Sobral estavam suspensos. Dessa forma, o Ceará entrou em campo com: Richard, Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Pedro Naressi e Vina; Lima, Léo Chú e Cléber.

As mudanças surtiram efeito. Pedro Naressi e Lima, ocupando as vagas deixadas por titulares, se saíram muito bem nas respectivas posições e mostraram bom futebol nos 90 minutos de jogo. Além deles, Klaus voltou a mostrar segurança defensiva e reeditou a boa dupla de zaga ao lado de Luiz Otávio.

Primeiro tempo primoroso


Se nas últimas partidas, a atuação na etapa inicial do Ceará era bastante criticada, contra o Vasco, o Vovô aplicou 2 a 0 e poderia ter feito muito mais. Logo aos 3 minutos, Pedro Naressi abriu o placar em boa jogada com Vina pelo meio após cochilo do Cruzmaltino. Mesmo com a vantagem, o Alvinegro manteve o volume de jogo, e por pouco não ampliou por Cléber em tentativa de encobrir Lucão.

O time não tinha medo de atacar
e encontrava espaços em um vulnerável Vasco. Se o centroavante perdeu a primeira, na segunda, aos 25 minutos, contou com passe de Léo Chú para ampliar. Cléber não marcava pelo Ceará desde 31 de outubro, quando balançou as redes no empate em 2 a 2 com o Botafogo também no Rio de Janeiro.

Após o susto, a goleada

Na volta do segundo tempo, o Vasco cresceu levemente na partida, e diminuiu com Ribamar aos 17 minutos após pênalti de Luiz Otávio. As dificuldades para o Vovô, porém, pararam por aí. Quando o Cruzmaltino tentava o empate, Lima roubou a bola no campo de defesa, disparou e entregou para Saulo Mineiro, que em chute cruzado, ampliou para o Alvinegro aos 33 minutos.

O placar totalmente favorável era reflexo de um Ceará ofensivo e assertivo. O time não dava espaços e mesmo quando o Vasco tinha a posse, contava com a sorte de um adversário ineficaz. O mesmo Saulo Mineiro ainda sofreu pênalti, convertido por Vina no fim do jogo que sacramentou a goleada. Com 4 a 1 no marcador, o Vovô afastou o risco de Z-4 em caso de derrota e ainda chegou a 10ª posição, e agora fica de olho em voos mais altos na tabela.


Fale conosco