• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Brasil enfrenta Canadá nas quartas de final do futebol feminino

A técnica do Brasil, Pia Sundhage, tenta, no jogo desta sexta-feira, às 5h, evitar que polêmicas com goleira Bárbara afetem a equipe


R7

Publicada em: 29/07/2021 14:58:04 - Atualizado


BRASIL - A seleção brasileira feminina de futebol enfrenta o Canadá, nesta sexta-feira (30), às 5h (de Brasília), pelas quartas de final dos Jogos de Tóquio 2020. A equipe do Brasil, comandada pela sueca Pia Sundhage, tem como objetivo superar polêmicas fora de campo e manter a tranquilidade em busca do primeiro ouro olímpico.

Na última quarta-feira (28), a goleira Bárbara entrou em um debate agressivo pelas redes socias com a paratleta da canoagem, Andrea Pontes, que criticou sua atuação. As conversas respingaram no ambiente da equipe.

A técnica Pia Sundhage teve de ressaltar, em entrevista, que a equipe tem uma preparação psicológica e é necessário gerenciar obstáculos para que a atuação em campo não seja prejudicada.

Neste sentido, a treinadora procura manter a equipe equilibrada psicologicamente, sem se empolgar com o fato de, sob o seu comando, nunca ter perdido para o Canadá (são dois empates e duas vitórias nos quatro jogos).

Por outro lado, há a preocupação em deixar para trás a mais importante derrota da equipe paras canadenses, que impediu a conquista da medalha de bronze nos Jogos de 2016.

“É importante ser contagiante e é por isso que você me vê sorrir, porque estamos nas quartas de final e temos grande chance de avançar. Acredito no poder de olhar positivamente para as situações, mesmo que eu considere que não jogamos bem contra a Zâmbia, na verdade, nós jogamos. Criamos boas chances, marcamos um gol importante", disse Pia, sobre a vitória por 1 a 0 sobre a Zâmbia.

Após a partida, a equipe brasileira chegou a ser criticada por alguns, já que o adversário jogou com 10 desde os 15 do primeiro tempo, quando Mweemba foi expulsa por entrada dura em Ludmila. Na cobrança da falta, Andressa Alves fez um gol semelhante ao marcado por Messi, contra o Equador, nas semifinais da última Copa América.

Pia, porém, quer ressaltar os aspectos positivos da classificação. No saldo de gols, a seleção brasileira ficou em segundo lugar do grupo, na fase classificatória, atrás da Holanda.

PUBLICIDADE

"Para mim, tudo se resume à jornada. Tem que valer a pena ter tantos dias juntas, um bom time e buscar aproveitá-la. Quando jogarmos amanhã, eu realmente espero que tenhamos um bom time e façamos um bom jogo, porque trabalhamos muito para isso e eu acho que tentamos encaixar todas as peças, ser táticas e marcar gols”, completou Pia.

A equipe que entrará em campo deverá ser a mesma que empatou com a forte Holanda, por 3 a 3, na segunda partida da fase classificatória. Contra a Zâmbia, Pia colocou algumas reservas, para experimentar novas movimentações, como Letícia Santos, Poliana (que, contra a Zâmbia sofreu uma concussão, e, apesar de estar bem, segundo os médicos, não irá para o jogo), Jucinara, Angelina e Andressa Alves.

A tendência é que o time entre em campo com Bárbara; Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga, Andressinha, Duda e Marta; Bia Zaneratto e Debinha.

No retrospecto contra o Canadá, em um total de 18 jogos, o Brasil venceu oito, empatou seis e perdeu outros quatro.


Fale conosco