Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de novembro de 2024
Tite confiou a missão dos gols da seleção brasileira nesses jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 a dois especialistas no ofício: Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa, o Gabigol. O atacante do Manchester City vive fase inspirada na Inglaterra, sendo decisivo em jogos importantes da Premier League. Já o goleador do Flamengo parece ter encontrado uma nova vocação em campo, distribuindo assistências para Bruno Henrique, como foi nas partidas contra Barcelona de Guayaquil e Athletico-PR, as mais recentes do time carioca. Juntos, eles pretendem aprontar para cima da Venezuela.
Apesar do sucesso nos últimos anos, os dois atacantes costumam ser alvos de críticas e comparações por parte dos torcedores brasileiros. Gabriel Jesus é acusado de ser o atacante que não rende na seleção e viveu na sombra do argentino Sergio Agüero no City. Gabigol voltou ao Brasil depois de fracassar na Europa e está fadado a ser ídolo apenas no futebol nacional. Ambos lutam contra essa fama negativa. Para piorar, na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, Gabriel Jesus recebeu duras críticas por não ter marcado um gol sequer e chegou a ser chamado de volante por conta do posicionamento tático pedido pelo treinador ao atacante. Com a amarelinha, Gabigol só começou a receber oportunidades nos últimos jogos das Eliminatórias, muito por causa das ausências dos atletas que atuam no futebol inglês.
O atacante do City garante que aprendeu com as decepções do passado e pretende mudar sua trajetória na seleção brasileira. "Espero não apagar 2018, mas escrever outra história. Foi um aprendizado, não foi fácil, tanto para mim quanto para todos os outros jogadores. A derrota pesa, mas a forma que você encara ela que mostra se você é um guerreiro ou não. Evoluí bastante de lá para cá, tanto pessoal quanto profissional. Hoje sou mais maduro. Sou um cara que sempre procura evolução", disse.
Juntos contra a Venezuela, que é lanterna das Eliminatórias, os dois atacantes precisam provar que a má fase ficou para trás. E ficou mesmo. Gabigol, embora não esteja fazendo gols no Flamengo, ganhou seu espaço, já foi chamado de "o novo Rei do Rio" e tem placa levantada no Maracanã pelos torcedores: 'hoje tem gol de Gabigol'. Jesus tem a confiança de Pep Guardiola, um dos treinadores mais badalados e reverenciados do mundo. Faz gols importantes e está feliz com suas atuações.
O pouco tempo de jogo do artilheiro rubro-negro na equipe de Tite é algo que também incomoda flamenguistas e fãs de seu futebol 'matador'. Fato é que, independentemente da preferência dos torcedores por um ou outro, ambos possuem carreiras de sucesso e podem ser importantes para a seleção. Tite se convence cada vez mais disso. Perto da Copa do Catar, suas presenças nas Eliminatórias fazem com que sonhem em disputar o torneio daqui a um ano.