Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de novembro de 2024
BRASIL: O Brasil escorregou na Venezuela. E não é apenas força de expressão. A seleção patinou no gramado do Estádio Olímpico de Caracas e apresentou um fraco futebol na noite desta quinta-feira (7), apesar da vitória de virada por 3 a 1. A partida foi válida pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, e teve gols de Ramírez, Marquinhos, Gabigol e Antony.
A equipe do técnico Tite agora soma 27 pontos, líder da chave sul-americana e com a classificação para o Qatar 2022 pra lá de bem encaminhada, com 100% de aproveitamento apesar do susto no primeiro tempo. A Venezuela, por outro lado, aparece na última colocação, com apenas quatro pontos.
Neymar, grande estrela da companhia, estava suspenso pelo segundo cartão amarelo e deu lugar a Gabigol, ao lado de Gabriel Jesus. No intervalo, Everton Ribeiro saiu para a entrada de Raphinha, estreante na seleção, e só aí a coisa começou a melhorar. Com um time ainda lento em campo, Vinícius Júnior assumiu a vaga de Lucas Paquetá, deixando a equipe com quatro atacantes. Antony, outro estreante, ainda deve tempo de entrar e também marcar o seu.
Soteldo (é 10) e mais 10
Soteddo é o grande craque da Venezuela. O camisa 10 não demorou muito para mostrar que estava inspirado e logo aprontou das suas. O ex-santista cruzou para a área e contou com os escorregões de Fabinho e Marquinhos para encontrar Eric Ramírez, que marcou de cabeça, aos 11 minutos. Foi apenas o terceiro gol sofrido em nove jogos disputados.
A equipe de Tite continuou escorregando. Lucas Paquetá foi quem mais sofreu para ficar em pé na duvidosa qualidade do gramado e matou boas opções de ataque. A melhor chance na primeira metade do jogo foi de Everton Ribeiro, mas a bola bateu no travessão.
No segundo tempo, Soteldo passou também a complicar a defesa brasileira pelas faltas recebidas. Marquinhos ficou pendurado com o cartão amarelo, enquanto o jogador distribuía as bolas para os companheiros sem a mesma qualidade — um chute de Córdova chegou a sair próximo da linha lateral.
Virada na apelação
Foi quando Tite apelou e colocou quatro atacantes. O que já estava feio ficou ainda pior, sem meio-campo. E, também, não adiantou muito, já que o gol saiu com o zagueiro Marquinhos, de cabeça, depois de uma cobrança de escanteio, aos 25 minutos. O treinador então tratou logo de desfazer o esquema de rachão.
O gol da virada saiu só aos 39 minutos, em cobrança de pênalti de Gabigol. O centroavante viu Graterol se mover muito antes do chute e bateu no meio do gol para garantir a vitória. Antony ainda aproveitou o rebote aos 50 minutos para ampliar e manter os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias.
Rodada tripla nas Eliminatórias
O próximo compromisso da seleção brasileira é no domingo, contra a Colômbia, em Barranquilla. Depois, na quinta-feira, a equipe fecha a rodada tripla das Eliminatórias contra o Uruguai, em Manaus.