• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Favorita Rebeca Andrade não vai disputar o solo no Mundial de ginástica

Campeã olímpica do salto vai tentar medalha em seu principal aparelho


ge

Publicada em: 15/10/2021 17:36:59 - Atualizado

Rebeca Andrade voltou ao Japão para o Mundial de ginástica artística, mas não vai apresentar novamente o solo do Baile de Favela. Depois de conquistar um ouro no salto e uma prata no individual geral das Olimpíadas de Tóquio, a ginasta de 22 anos não vai disputar a prova de solo em Kitakyushu, ficando fora também do páreo do individual geral. Ela está inscrita para os três outros aparelhos para a classificatória desta segunda-feira, às 23h15 (de Brasília). A campeã olímpica explicou que a decisão que tomou junto com a comissão técnica do Brasil foi para preservá-la já de olho na caminhada até os Jogos de Paris 2024.

- Precaução, planejamento, análise médica e física e respeito com meu corpo. Estou em um momento em que vim de um período muito difícil de preparação. Para chegar aqui e fazer o solo que estava fazendo antes (nas Olimpíadas) era muito difícil, ia exigir muito do meu corpo. Sei que todos vocês queria que eu fizesse o Baile de Favela. Eu também queria, mas eu preciso ser inteligente agora e saber que este não é o momento. Então não fiquem tristes, que eu vou voltar com minha série, vou voltar a fazer solo - disse Rebeca.

Sem a atual campeã mundial Simone Biles e a atual campeã olímpica Sunisa Lee, Rebeca Andrade era apontada pela própria Federação Internacional de Ginástica (FIG) como favorita ao ouro do individual geral no Mundial de Kitakyushu por ser a atual vice-campeã olímpica da prova. Sem se apresentar no solo, porém, a brasileira fica fora do páreo. Por outro lado, ela tem boas chances de pódio no salto, aparelho em que a atual campeã olímpica. A ginasta também vai tentar vagas nas finais da trave e das barras assimétricas.

É a primeira vez desde 1996 que um Mundial de ginástica é realizado no mesmo ano das Olimpíadas - os Jogos foram adiados por causa da pandemia do coronavírus. A proximidade entre as duas competições fez com que muitas estrelas da modalidade desistissem do Mundial. Apenas cinco campeões olímpicos de Tóquio estão inscritos para a competição em Kitakyushu, incluindo Rebeca Andrade.

- A equipe discutiu e analisou essa longa temporada e a alta exigência até aqui, entendemos que para fazer um solo com um bom nível técnico e seguro a carga de treinos precisaria ser maior e mais complexa, nesse momento pós Olimpíadas e planejamento a longo prazo não seria adequado, Rebeca segue competitiva nos três aparelhos salto, barra e trave e vamos buscar a classificação para as finais. Após o Mundial ela fará um período de descanso necessário e merecido, para se preparar para o novo ciclo - disse o técnico Francisco Porath.


Fale conosco