Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
BRASIL - O Botafogo transformou as listras do uniforme em gráficos que apontam as mazelas causadas pelo racismo. O clube entrará com a camisa especial no fim de semana que marca o Dia da Consciência Negra em 2021, em ação em parceria com uma das patrocinadoras, a Centrum.
O time entrará em campo com a peça no domingo, às 16h (de Brasília), no jogo contra o Brasil-RS pela 37ª rodada da Série B. A camisa foi batizada de "Manto da Desigualdade". No sábado, 20 de novembro, é respeitado o feriado em memória da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares.
- A iniciativa volta a explorar o amplo potencial do futebol como ferramenta de conscientização coletiva, desta vez com foco na inclusão social e na luta contra a violência e a discriminação racial. O objetivo é debater, alertar e educar torcedores, amantes do futebol, profissionais dos clubes, jornalistas e toda a população brasileira sobre a discriminação racial dentro e fora de campo - explica o clube em nota oficial.
Esses uniformes usados pelos jogadores serão autografados pelos atletas e leiloados. O clube promete transferir a arrecadação para o Observatório de Discriminação Racial no Futebol. 1 mil peças serão vendidas nas loja virtual do Botafogo, com preços de R$ 249,90 e R$ 259,90 e descontos para sócios.
- Essa ação é de grande relevância para a sociedade e entendendo isso, tivemos total apoio da Estrelabet, que cedeu a posição de master para a Centrum e ainda contribuirá também com o debate sobre o tema de racismo no futebol. O clube fica muito feliz em poder colaborar de alguma forma com as discussões sobre o tema e ainda contar com o apoio irrestrito dos seus parceiros - resumiu o diretor de negócios Lênin Franco.
A ação ganha ainda mais visibilidade porque a partida do próximo domingo pode dar o título da Série B ao Botafogo com uma rodada de antecedência. Se os alvinegros vencerem em Pelotas e o Coritiba tropeçar diante do CSA, a taça vai para o Rio de Janeiro.