Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
Depois do acerto com o técnico Wesley Edson com o Genus, o ADF Portland afirmou nas redes sociais da equipe que firmou parceria com o aurigrená. Com isso, atletas estadunidenses podem entrar em campo com a camisa do clube rondoniense. No momento, o primeiro nome para concretizar a etapa é de um goleiro. No intercâmbio, atletas de RO também podem reforças a equipe do ADF.
No comunicado oficial, o clube estadunidense afirmou, em inglês que, “a parceria dará aos nossos jogadores a oportunidade de treinar e assinar contratos profissionais no Brasil e competir contra os melhores jogadores de futebol do mundo”.
Wesley Edson, o escolhido para ser treinador da equipe do Genus, mantém vínculo com o ADF Portland. Sendo o coordenador metodológico e diretor do ADF Portland Soccer nos EUA. Na reunião que selou o acordo, o presidente da equipe dos EUA, o angolano Joaquim Capuia, esteve presente.
O ADF participa da Liga Oregon Youth Soccer Association (OYSA). Competição esta que é sancionada pela United States Youth Soccer Association ( Associação de Futebol "de base" dos Estados Unidos - USYSA).
O goleiro Sandy Sanchez, o zagueiro Sandro Cutino e o atacante Sander Keko Fernandez atuaram pelo Porto Velho. Sander, inclusive, rapidamente xodó do torcedor e foi o autor do primeiro gol da locomotiva em competições nacionais. O goleiro mexicano Celso De La Torre também jogou no tricolor. O Genus também já teve atleta estrangeiro. O colombiano Urtado atuou na equipe em 2017.
O aurigrená também já teve a experiência de firmar parceria com um outro clube. Em 2018, a equipe de Porto Velho chegou a ter o escudo do Avaí (SC) no uniforme após acertar com a equipe catarinense. Jogadores também foram cedidos ao clube da capital.