• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de outubro de 2024

Pia Sundhage disputa prêmio de melhor treinadora do mundo

Técnica da seleção brasileira concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon


G1

Publicada em: 09/02/2023 14:21:47 - Atualizado


MUNDO - A técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, é uma das três finalistas ao prêmio Fifa The Best de melhor treinadora de futebol feminino de 2022, anunciou a Fifa nesta quinta-feira. A sueca concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon. No masculino, concorrem Carlo Ancelotti (Real Madrid), Lionel Scaloni (Argentina) e Pep Guardiola (Manchester City).

Pia Sundhage comenta indicação entre as finalistas ao The Best: "Muito orgulhosa"

- Estou muito orgulhosa. Como todos sabem, isso é bom para a comissão técnica, e eu tenho que agradecer às jogadoras. Esse reconhecimento significa muito. Esse é o momento perfeito, porque nós começamos nossa jornada para a Copa do Mundo e este é um grande empurrão, para mim como técnica mas também para a comissão, para as jogadoras e também para a seleção brasileira - disse Pia em entrevista à CBF TV.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores acontece no próximo dia 27 de fevereiro, em Paris. Os finalistas, em todas as categorias, saíram de uma lista de 14 nomes divulgada no mês passado e indicada por um colégio de ex-jogadores notáveis montado pela Fifa. Agora, a votação ocorrerá entre os treinadores e capitães das seleções nacionais, além de jornalistas representantes de cada federação e torcedores cadastrados no portal da Fifa.

Na próxima semana, a seleção brasileira embarca para a disputa do torneio SheBelieves Cup, nos Estados Unidos. A equipe de Pia Sundhage vai enfrentar Japão, dia 16 de fevereiro, Canadá, dia 19, e a seleção americana, dia 22. O torneio marcará a volta de Marta aos gramados, dez meses após uma cirurgia no joelho (confira a lista de convocadas).


Finalistas vão se enfrentar na Finalíssima

À frente da seleção feminina desde agosto de 2019, Pia Sundhage ganhou em 2022 seu primeiro título com o Brasil, a conquista invicta da Copa América. Vencedora do Fifa The Best em 2012, quando foi campeã olímpica à frente da seleção dos Estados Unidos, a sueca está entre as três finalistas pela sexta vez na carreira. Ela foi segunda colocada em 2011 e ficou três vezes em terceiro lugar: em 2010, com os EUA, 2013 e 2016, ambas dirigindo a Suécia. Concorreu também em 2014, quando ficou em quarto lugar.

Auxiliar de Pia na seleção brasileira, a também sueca Lilie Persson destacou nas redes sociais a nova indicação da amiga, pela terceira equipe diferente.

"Indicada com os EUA, a Suécia e, agora, com o Brasil... Isso é fantástico, Pia 👏👏👏"

Sarina Wiegman, vencedora do The Best duas vezes (2017 e 2020) e terceira colocada ano passado, concorre pela sexta temporada seguida. Em 2022, levou a Inglaterra ao inédito título da Eurocopa. Pia e Sarina vão se enfrentar no dia 6 de abril, quando Brasil e Inglaterra disputarão o troféu da Finalíssima Feminina, disputado entre os campeões da Copa América e da Euro. Treinadora do Lyon, Sonia Bompastor foi campeã em 2022 da Champions League, do Campeonato Francês e da Supercopa da França.

- Se você olha para o que Sarina tem feito há tantos anos, ela é uma treinadora fantástica. Eu vi (Sônia) Bompastor jogando muitas vezes, e ela passou de ser uma grande jogadora para uma grande treinadora, eu adoro essa história. Então, só por estar perto dessas duas me deixa muito orgulhosa - comentou Pia Sundhage.

A Fifa anunciou na quarta-feira os finalistas a melhor goleiro e goleira. Entre os homens, o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, e o marroquino Yassine Bono, do Sevilla, foram os indicados.

No feminino, Ann-Katrin Berger (Alemanha/Chelsea), Mary Earps (Inglaterra/Manchester United) e Christiane Endler (Chile/Lyon) foram as indicadas. Vencedora do Fifa The Best ano passado, Endler busca o bi da premiação


Fale conosco