Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO: A cada dia mais pessoas buscam por tratamentos estéticos faciais com o objetivo de retardar o envelhecimento ou mesmo amenizar marcas que chegaram com o tempo. Os procedimentos estéticos que antes eram acessíveis apenas às celebridades, ganharam popularidade e hoje é possível realiza-los com investimentos muito menores.
Entre os queridinhos está a aplicação de botox, a toxina botulínica que faz com que o músculo relaxe, contraia menos vez, e por isso as rugas de expressão diminuem. Existem pontos específicos onde pode ser aplicada. Normalmente na região frontal, testa, sobrancelhas e os pés de galinha à volta dos olhos.
O outro procedimento que bate recorde de procura é o ácido hialurônico, uma substância produzida pelo corpo e que foi reproduzida, em gel, para preencher e suavizar as linhas de expressão e trazer aumento de volume para regiões como os lábios.
No entanto a facilidade no acesso a esses tratamentos pode gerar alguns problemas, algumas pessoas se passam por profissionais da área e acabam cometendo atrocidades nos pacientes que confiaram no seu trabalho.
A biomédica esteta, Micheli Ribeiro é proprietária de uma clínica em Porto Velho e relata que já realizou diversos atendimentos para correção de procedimentos errados em pacientes. Principalmente pacientes que foram enganados que estariam pagando para que o profissional injetasse uma substância e na realidade outro tipo de produto era depositado no organismo da pessoa.
“Já chegou paciente com preenchimento feito com PMMA, onde ela acreditou que tinha sido feito com ácido hialurônico, é muito importante pesquisar bem sobre o profissional”.
O PMMA é um polímero utilizado como preenchedor na forma de microesferas sintéticas. É um material parecido com plástico e seu uso não é recomendado pelos médicos, por ser extremamente nocivo à saúde.
“É importante sempre pedir para ver o que está sendo aplicado, pedir explicações sobre o procedimento”, acrescentou Micheli.