• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Coordenador do Procon detalha ações do órgão no Programa A Voz do Povo e tira dúvida dos ouvintes

A entrevista teve participação em massa dos ouvintes que aproveitaram para tirar suas dúvidas


Rondonotícias

Publicada em: 06/06/2023 14:49:31 - Atualizado


PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta terça-feira, (06/06), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o coordenador da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Yan Gabriel. Durante a entrevista foram esclarecidas dúvidas dos ouvintes e pontuadas as ações do órgão n Estado.

Yan iniciou sua fala comentando que o Procon dispõe de vários projetos educativos, para colaborar com a informação aos consumidores e preparação de quem presta serviços de atendimento. O Procon Uni, Procon na Escola e Procon Mirim, foram alguns dos trabalhos indicados por Yan, que informou também que a instituição realiza palestras em empresas de orientação aos colaboradores para que prestem bom atendimento.

Além da parte educativa, o Procon atua ainda na fiscalização dos estabelecimentos comerciais, e as ações acontecem através de operações organizadas pela própria instituição, geralmente em parceria com outros organismo estaduais como Agevisa e Polícia Civil e atua de ofício e também através de denúncias feitas por consumidores que de alguma forma se sentem lesados por algum serviço mal prestado ou preços que consideram abusivos.

Yan explicou que o principal fiscal do Procon é o consumidor, a maior parte das fiscalizações chega através de denúncia, principalmente relativas a postos de combustíveis e supermercados. “Nós vamos ao local citado pelo consumidor e ali pedimos as notas fiscais de compra dos produtos para assim podermos analisar os preços, se estão sendo abusivos ou praticados de maneira incorreta”, esclareceu.

Além dos preços dos combustíveis, a instituição fiscaliza, em parceria com o IPEM, a qualidade da gasolina oferecida nas bombas, segundo ele, todos os postos na Capital, se os produtos estão dentro dos padrões de qualidade.

Os microfones do programa ficaram abertos aos ouvintes, que aproveitaram para sanar as dúvidas das mais variadas situações vividas por eles. “Queria mandar fazer um box de Blindex no meu banheiro, o vidraceiro mediu tudo e acertamos o serviço, me pediu um adiantamento, paguei e ele sumiu”, expos uma ouvinte. 

Yan esclareceu que esses casos são bastante comuns, principalmente porque quem aplica esse tipo de golpe não possui uma empresa e não trabalha regularizado. “Quando ocorre essa situação, se o prestador de serviço não for uma empresa, se for individual e não tiver um contrato, nós não temos como atuar, para resolver é necessário acionar a polícia ou a justiça”, explanou.

“Comprei uma bota de EPI que com um pouco mais de um mês apresentou defeito, fui na loja e eles se recusaram a trocar porque, segundo eles, o prazo de garantia é de 30 dias”, reclamou uma participante. O coordenador respondeu à ouvinte informando que o prazo de garantia deve ser de 90 dias para produtos comprados em loja física e de sete dias em caso de arrependimento da compra.

Yan finalizou a entrevista incentivando os consumidores a denunciar sempre que necessário. Para entrar em contato com o Procon, os cidadãos podem ligar no número 151, através do site www.procon.ro.gov.br ou de maneira presencial na sede do órgão localizado o Tudo Aqui, na avenida Sete de Setembro, no Centro da Capital.

Os ouvintes reclamaram bastante quanto a divulgação regular das atividades da Entidade, pois segundo eles, o trabalho realizado não chega até a ponta é que o próprio consumidor.

O coordenador ficou de ajustar com sua assessoria uma melhor divulgação e prometeu voltar assim que for convidado novamente.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`