Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
BRASIL/RONDÔNIA: A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) alerta para a restrição do uso do agrotóxico contendo o ingrediente ativo Tiametoxam, após uma decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Estudos revelaram que o produto representa uma ameaça à vida de abelhas e borboletas, cruciais como insetos polinizadores.
O que é o Tiametoxam?
O Tiametoxam é um inseticida à base de nicotina, que atinge as células do sistema nervoso central dos insetos, desorientando-os e levando-os à morte.
A medida reforça a preocupação com a vital importância das abelhas na produção de alimentos, já que mais de 70% da polinização de diversas espécies de plantas depende delas. A utilização desses insetos nas lavouras não só aumenta a produtividade, mas também contribui para a qualidade dos cultivos.
Com a restrição, os agricultores ficam proibidos de utilizar o químico por meio de pulverizações, incluindo o uso de aviões agrícolas e tratores para a aplicação do produto.
Restrições e Prazos
O uso do agrotóxico foi proibido em 10 culturas, como batata, cebola e eucalipto, enquanto em outras 25 culturas, como milho, soja e trigo, a substância ainda pode ser usada, porém, com restrições.
A Idaron informa que os produtos contendo Tiametoxam adquiridos até 22 de fevereiro podem ser utilizados até o seu término, seguindo as especificações do rótulo e da bula no momento da compra.
Segundo as novas normas estabelecidas pelo Ibama, em um prazo de 180 dias, os fabricantes devem adequar as embalagens, destacando claramente os riscos do produto para insetos polinizadores. As embalagens devem conter informações como "o produto é tóxico às abelhas" e que "a aplicação aérea não é permitida".
Além disso, as novas normas proíbem a pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total. O agricultor também não poderá aplicar o Tiametoxam durante a floração, imediatamente antes do florescimento ou quando houver visitação de abelhas na cultura.