• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Dengue atinge um milhão de casos no país mas RO está fora dos altos registros

Em Porto Velho foi iniciado um conjunto de ações para conter o avanço do mosquito transmissor da doença


Redação do Rondonoticias Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de Porto Velho

Publicada em: 04/03/2024 08:36:42 - Atualizado

BRASIL: O Brasil fechou o mês de fevereiro somando 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Dados do Ministério da Saúde indicam que outros 687 óbitos suspeitos estão sendo investigados. Em Rondônia, apesar de ter aumentado os registros de casos da doença, o estado não está entre os que apresentam maiores incidências de casos de dengue.

Os seis estados com elevados registros são: Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro - e o Distrito Federal), além de 154 municípios, que já decretaram situação de emergência por causa da doença.

Porto Velho

O Município de Porto Velho optou pela prevenção e iniciou, na última semana de fevereiro, ações para alertar a população sobre os cuidados preventivos contra a dengue. Para isso foi montada uma grande força tarefa em forma de mutirão integrado por diversas secretarias municipais, priorizando os bairros com maior infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Esse trabalho prevê serviços de roçagem, capinação, raspagem, varrição, recolhimento de resíduos (lixo), limpeza de boca de lobo, além de orientações e educação em saúde, ambiental e sanitária.

Na primeira etapa será de educação e orientação dos moradores. Seguido de mutirão de limpeza e a depois fiscalização nos imóveis. Esse conjunto de ações iniciou na última segunda-feira (26) no bairro Castanheira, um dos mais infestados com o mosquito transmissor da dengue.

A Dengue no Brasil

Dados do Ministério da Saúde através do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados no dia 29 de fevereiro, indicam que o coeficiente de incidência da dengue no país é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos com o número absoluto de casos prováveis (352.036) entre os estados. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

Dia D para vacinação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos.

No sábado (2), o Ministério da Saúde - em parceria com estados e municípios - realizou o Dia D de combate à doença priorizando os estados onde os índices são alarmantes. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

Os sintomas

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.


Fale conosco