• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 19 de maio de 2024

Inscrições para o 3º Concurso de Qualidade de Queijos podem ser efetuadas até dia 3 de maio

Serão avaliadas diferentes categorias, tais como: mussarela, provolone e coalho


Secom RO

Publicada em: 16/04/2024 18:03:44 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA: O 3º Concurso de Queijos de Rondônia (ConQueijo/2024), promovido pelo Governo de Rondônia, será realizado durante a 5ª RondoLEITE, sendo uma das ações apresentadas na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná. As inscrições podem ser realizadas até dia 3 de maio, através do site oficial da Rondônia Rural Show – (RondoLeite), com o preenchimento da ficha de inscrição.

O concurso, de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), é isento de taxas ou qualquer outro ônus ao participante. Para que a inscrição seja válida, é necessário inserir o anexo do requerimento, que também está disponível no site, devidamente preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico do empreendimento e extensionista rural responsável pelo encaminhamento da inscrição. Além disso, serão exigidos anexos ao formulário de envio, como o Certificado de Regularização (CR) do empreendimento, cópia dos documentos pessoais do empreendedor, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou declaração de enquadramento, e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o concurso tem o objetivo de promover a qualidade e valorização das produções queijeiras do Estado. “O concurso evidencia a importância dos produtos derivados do leite, valorizando os produtores locais, e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Estamos empenhados em divulgar e incentivar o consumo de produtos lácteos, garantindo assim, o sucesso continuado da nossa produção”, salientou.

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, as perspectivas para esta edição são ainda melhores. “Estamos confiantes de que teremos um número recorde de inscrições, nesta edição. O sucesso do concurso nos motiva a perseverar na busca pela excelência, visando o reconhecimento e conquistas significativas para os produtores de queijo, tanto em Rondônia quanto em todo o Brasil”, destacou.

Cada agroindústria familiar e estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de leite e derivados, pode participar com seus produtos em até duas categorias, com no máximo um queijo para cada categoria, produzidos 100% com leite de vaca. Serão avaliadas diferentes categorias, como: mussarela, provolone e coalho.

AVALIAÇÃO

A comissão julgadora será responsável por avaliar as características sensoriais de cada categoria, levando em consideração atributos como:

Aspecto global;

Cor;

Textura;

Odor;

Sabor e consistência.

Os queijos serão apresentados de forma codificada para avaliação

Os queijos serão apresentados de forma codificada para avaliação, garantindo a imparcialidade no processo de julgamento. Os produtores podem enviar suas amostras de queijos para os postos de coleta nos escritórios locais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), com agendamento prévio com o técnico responsável, e dentro do horário estabelecido. Não serão aceitas amostras que não estejam de acordo com o regulamento. Também será possível entregar diretamente à comissão organizadora, nos dias 19 e 20 de maio, na sala de coordenação do Pavilhão da Bovinocultura, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

RESULTADO

Uma cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de maio, no palco principal da Rondônia Rural Show. Os vencedores poderão utilizar a marca coletiva do evento para promover seus produtos, respeitando as normas estabelecidas. O concurso é uma oportunidade aos produtores de queijo de Rondônia demonstrarem a qualidade de seus produtos, recebendo reconhecimento pelo seu trabalho.

A realização do evento conta com a participação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/MG).


Fale conosco