Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de outubro de 2024
AMAZONAS: Começou a circular nas redes sociais vídeos que mostram duas embarcações precisando enfrentar a seca que já atinge o rio Madeira, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas.
De acordo com as informações, as embarcações seriam N/M Marelene Coimbra e N/M Voyage IV. É possível perceber que as embarcações navegam bem devagar com a linha da água quase no limite.
Nas redes sociais, muitos internautas indicaram que as embarcações estavam ainda com um excesso de peso de carga o que dificultaria ainda mais a navegação.
No dia 28 de agosto de 2024, o Comitê de Enfrentamento à Estiagem decretou Situação de Emergência em 62 municípios do Amazonas por conta dos efeitos da estiagem que atinge o estado.
A profundidade do rio Madeira está 3 metros abaixo do padrão considerado normal para esta época do ano. Depois de bater o recorde histórico ao registrar uma altura de 41 cm no trecho que atravessa Porto Velho (RO) no sábado (14), a projeção do Serviço Geológico do Brasil (SGB) é que o cenário deve se agravar até outubro e bater novos recordes.