Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 5 de dezembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Eleita vice reitora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Viviane Barrozo da Silva construiu uma trajetória acadêmica de sucesso iniciada no ano de 2009, quando tomou posse como professora mestre, mas que acabou nesta última semana, com a sua exoneração em uma Portaria publicada pelo Ministério da Educação.
Viviane é alvo de três investigações da Polícia Federal sob acusação de ter falsificado os seus diplomas, entre eles, o mestre e doutora, uma denúncia que espantou alunos e funcionários da instituição que há mais 15 anos conviviam com ela.
A Portaria manteve os atos tomados por Viviane em sala de aula, como por exemplo, a validação de notas, prescensas, entre outras.
"Ficam convalidados todos os atos administrativos de boa-fé praticados por terceiros que tenham interagido oficialmente com a candidata Viviane Barrozo da Silva durante o período de sua atuação, até a data da publicação desta portaria de anulação. A convalidação se aplica exclusivamente aos atos que não violem normas legais ou regulamentares e que estejam em consonância com o interesse público", afirma o Ministério da Educação.
Durante todo o tempo em que atuou como professora da UNIR, Viviane recebeu um salário médio entre R$ 6 e R$ 10 mil, além de todos os outros direitos e benefícios. Caso não fosse descoberta, ela chegaria a se aposentar com seus diplomas falsos.
De acordo com informações repassadas pela imprensa local, Viviane foi embora do Brasil e atualmente mora na Europa, de onde acompanha o processo.