• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025

Ação conjunta do Detran-RO reúne fiscalização e educação com objetivo de salvar vidas, em Porto Velho

As ações “Duas Rodas, Uma Vida” e “Calma, Vai de boa” aconteceram de forma conjunta em Porto Velho...


Secom RO

Publicada em: 05/02/2025 16:15:45 - Atualizado

Foto: Secom RO

Com as ações “Duas Rodas, Uma Vida” e “Calma, Vai de boa”, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou atividade conjunta entre a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) e Escola Pública de Trânsito (Eptran) na terça-feira (4), em Porto Velho, com o intuito de coibir motoristas sem habilitação. As ações do Detran-RO estão em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 1.014, cuja mensagem anual é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

O coordenador de Educação para Segurança e Cidadania no Trânsito da Eptran, Joe Santos, explicou que a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, enfatiza a redução de velocidade como medida fundamental à segurança viária, tendo em vista que o excesso de velocidade tem ocasionado muitos sinistros de trânsito, e tirado a vida de muitos motociclistas.

“A ação conjunta tem função primordial de salvar vidas, preocupando-se com esse público específico que são os motociclistas, já que no trânsito são os que correm mais riscos, sendo os mais vulneráveis e mais suscetíveis a grandes danos”, pontuou o coordenador de Educação para Segurança e Cidadania no Trânsito da Eptran.

A segurança dos motociclistas foi o objetivo das ações da EPTran e DTFAT

AÇÃO EDUCATIVA

Os condutores que estavam em situação regular eram encaminhados para a ação educativa, onde recebiam orientações de educadores da EPTran sobre a importância de manter a velocidade recomendada para a pista, respeitar as sinalizações e as leis de trânsito. A EPTran orientou 253 condutores.

A DTFAT realizou abordagem de 148 motociclistas, e 13 estavam sem habilitação. Destes, 11 não eram proprietários dos veículos, e além da autuação, tiveram de ligar para um condutor habilitado para não ter seu veículo apreendido e conduzido ao pátio.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que, o foco das ações desenvolvidas pela Autarquia tem sido a educação, mas que infelizmente, muitos condutores ainda insistem em não cumprir as leis de trânsito e, por este motivo, as ações de fiscalização se fazem necessárias para preservar vidas.


Fale conosco