Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de abril de 2025
BRASIL: A campanha de vacinação contra a gripe deste ano começou, oficialmente, nesta segunda-feira (7). Somente na primeira etapa, o governo distribuiu 5,4 milhões de doses para o público-alvo, que inclui idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. No entanto, no dia 21 de março, o próprio governo recomendou que estados e municípios iniciassem a estratégia assim que recebessem as doses do imunizante. Esse foi o caso de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, que já começaram a vacinar os moradores pertencentes ao grupo prioritário.
Durante o evento de distribuição dos imunizantes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou que a vacina está disponível durante todo o ano. “Nosso objetivo é fazer com que o Brasil tenha o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo. Nossa meta é imunizar 90% do público prioritário, e vamos disponibilizar vacina para isso”, afirmou o ministro. No ano passado, a doença provocou mais de 600 mortes em todo o Brasil.
Neste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina contra a gripe. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses para a Região Norte. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão, e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem crianças, gestantes e idosos — um público estimado em cerca de 50 milhões de pessoas.
A campanha será realizada em dois momentos:
Enquanto no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste o pico de casos ocorre no outono e inverno (entre abril e junho), na Região Norte, devido ao clima tropical e ao regime de chuvas, a maior circulação do vírus acontece no segundo semestre, geralmente entre setembro e novembro — o chamado “inverno amazônico”. Por isso, o Ministério da Saúde ajustou o calendário para garantir que a vacinação ocorra no momento mais estratégico, proporcionando maior proteção à população.
Além dos grupos que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação — como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos —, o público-alvo da estratégia também inclui:
A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. Em 2025, a vacina contra a influenza conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças à saúde pública, especialmente para pessoas não vacinadas. Em 2024, a cobertura vacinal do público prioritário foi de 48,89% na Região Norte e de 55,19% nas demais regiões. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e conta com a participação de toda a população.