Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025
PORTO VELHO-RO: Um surto de gripe tem preocupado autoridades de saúde em Porto Velho, com um expressivo aumento no número de casos nas últimas três semanas. A doença, que vem atingindo centenas de pessoas, apresenta sintomas intensos como febre alta, tosse persistente e mal-estar prolongado, e pode gerar complicações sérias se não for tratada com atenção.
Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho intensificou a campanha de imunização e pediu que a população procure urgentemente os postos de vacinação. “Embora a gripe esteja presente durante todo o ano, é neste período que ela costuma se agravar, especialmente entre os mais vulneráveis”, destacou o secretário Jaime Gazola.
O vírus influenza — causador da gripe — possui três variantes principais: A, B e C. Entre os subtipos do tipo A, o H3N2 tem sido motivo de maior preocupação, principalmente por seu potencial de evoluir para quadros graves, como pneumonias e síndromes respiratórias agudas, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
A vacina disponível nos postos é trivalente, ou seja, protege contra a Influenza comum, o vírus H1N1 e o subtipo H3N2. A imunização é gratuita e já está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município, que funcionam até as 17h. De acordo com a prefeitura, o estoque atual de vacinas é suficiente para atender toda a população que buscar a dose.
Uma nova fase da campanha está prevista para setembro, com a chegada de mais vacinas à capital e demais municípios da região Norte. A recomendação é que todos se vacinem o quanto antes para reduzir o risco de agravamento da doença e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
A Secretaria reforça que a prevenção ainda é a melhor forma de conter o avanço da gripe. Vacinar-se agora é um ato de responsabilidade coletiva.